Agradeço a todas as visitas e comentários! Seja bem vindo!!! Que Deus abençoe a tua vida!

terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Balizas da Fé Cristã V

Você crê? E, em quem crê? “A fé é a certeza daquilo que esperamos e a prova das coisas que não vemos” (Hebreus 11. 1). A fé não é um passo no escuro. Fé é acreditar numa pessoa real que viveu em carne e osso, foi gente num determinado período da história. Jesus Cristo é essa pessoa. A fé nos permite um relacionamento com Jesus. Como em todo relacionamento, nós falamos e também ouvimos.

Não acreditamos que homens ou mulheres possam manipular o poder de Deus. Muitos até tentam. Deus não recebe ordens de seres humanos. Existem pessoas que procuram determinar, declarar, exigir de Deus e em nome de Deus. No entanto, Deus é soberano. A Sua vontade é livre e Ele sabe melhor do que nós mesmos aquilo de que necessitamos. Ele está em todos os lugares. Conhece todas as pessoas. Não existe um lugar, dia ou um horário mais sagrado ou mais espiritual do que o outro. Deus é soberano sobre tudo e sobre todos. Deus está em todos os lugares e podemos falar com Ele a qualquer hora do dia.

Fé não é crendice, superstição, magia e nem qualquer objeto que a pessoa usa. Tentar usar a fé para manipular o poder de Deus ou negociar com Ele é feitiçaria. Com Deus não se negocia. Com Deus a gente não faz trocas. Deus nos ajuda não porque merecemos, mas porque Ele nos ama. O amor de Deus é graça. Não é algo que eu posso comprar. Fé é uma relação de amor e confiança que se estabelece entre a pessoa e Deus. Trata-se de uma relação de confiança entre a pessoa e Deus. Não basta ter fé num objeto, numa confissão positiva, num ritual sagrado, numa oferenda, etc. A fé pressupões uma resposta. E, somente uma pessoa, alguém com personalidade, um Deus pessoal pode ouvir e responder a oração que é fruto da fé.

A fé é muito mais do que acreditar que tudo vai dar certo. A fé é uma resposta que damos à revelação de Deus por meio da Sua Palavra e do seu Filho Jesus Cristo. A fé cristã, por perseverar num Deus de amor, é também uma fé que não se desespera diante do mistério. É saber que mesmo quando as coisas fogem do nosso controle, quando tudo parece dar errado, quando vem a doença, o desemprego e outras dificuldades, Deus continua soberano sobre tudo. A fé é uma relação de amor entre Pai e filho que se baseia não naquilo que o Pai pode dar. Mas, que está baseado naquilo que Deus é. Uma relação que só pensa nas vantagens e procura somente as bênçãos é utilitarista. E, não está fundamentada no amor. É a certeza do amor de Deus, apesar das circunstâncias, que me leva a continuar em frente.

quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Balizas da Fé Cristã IV

Jesus Cristo
Quem é Jesus Cristo? Por que Jesus teve que morrer na cruz? E, o que significa a sua ressurreição? Qual a importância dos seus ensinamentos? Jesus Cristo é o Filho de Deus. Ele, na verdade, foi o próprio Deus encarnado. Assim, Jesus viveu 33 anos sobre a Terra como um ser humano. Durante esse tempo Ele jamais pecou. Seus feitos e ensinamentos são tão maravilhosos que milhões de pessoas no mundo inteiro o admiram. A própria história chegou a se dividir em antes de Cristo e depois de Cristo. Os maiores feriados envolvem a pessoa de Jesus. No natal lembramos o seu nascimento. Na sexta-feira santa lembramos que Ele morreu na cruz para nos salvar. Na páscoa celebramos a ressurreição de Jesus do mundo dos mortos.
Inúmeros livros, mensagens e filmes já foram produzidos sobre Jesus Cristo. Nenhum personagem da história humana conseguiu feitos tão extra-ordinários como Ele. Nenhum outro líder religioso, profeta ou guru que apareceu na história é comparável a Jesus de Nazaré. Poderíamos aqui listar uma série de razões para sustentar essa verdade. No entanto, uma frase de Leonardo Boff revela bem a diferença entre Cristo e todos os demais seres humanos: "Todo menino quer ser homem. Todo homem quer ser rei. Todo rei quer ser Deus. Só Deus quis ser menino". Sim, Jesus é Deus quem veio ao mundo como uma pequena criança que nasceu num curral entre animais. Jesus aponta para a contramão daquilo que o mundo conhece por sucesso, prosperidade e poder.
Mas, por qual razão Deus veio ao mundo em forma de homem? “Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna. Pois Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para condenar o mundo, mas para que este fosse salvo por meio dele” (João 3. 16, 17). Se nós somos rebeldes pecadores, merecemos a condenação pela nossa maldade. Isso é justiça. Receber aquilo que merecemos é justiça. Como Deus nos ama demais para nos deixar perdidos, Ele vem pagar o preço da morte em nosso lugar. Assim, acabamos não recebendo aquilo que merecemos. Isso é misericórdia. E, somente alguém puro e sem pecado é que poderia fazer isso. Assim, recebemos o perdão e a vida eterna. Receber aquilo que não merecemos é graça. É um presente que nós podemos apenas aceitar.
Então, o que devemos fazer para sermos salvos? Apenas crer no Senhor Jesus e segui-Lo. Pois “todo o que nele crê recebe o perdão dos pecados mediante o seu nome” (Atos 10. 43).

sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Balizas da Fé Cristã III

O Pecado

Assim como a Bíblia fala de si mesma e do ser humano, ela nos ajuda a entender também a condição humana. Uma palavra não muito popular hoje em dia é pecado. O que é pecado? Por que às vezes fazemos coisas que não queríamos fazer? Por que existe tanta maldade?

Pecado é a rebelião do ser humano contra Deus. O ser humano é egocêntrico. O que isso significa? Queremos sempre levar vantagem sobre os outros; achamos que não precisamos de Deus; acreditamos que nós somos sempre melhores do que os outros; somos desobedientes; resistimos à vontade de Deus fazendo coisas contrárias aos Seus mandamentos. Por isso, pecado não é tanto aquilo que nós fazemos. É aquilo que nós somos: pecadores. Sendo pecadores, nós acabamos fazendo coisas erradas. “Suas maldades separaram vocês do seu Deus; os seus pecados esconderam de vocês o rosto dele” (Isaías 59.2). Nossa auto-suficiência nos leva a errarmos o alvo naquilo que é verdadeiramente essencial na vida. Ao ignorarmos a Deus ignoramos também toda a sua sabedoria.

Ninguém é santo. “Não há distinção, pois todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus” (Romanos 3. 22, 23). Nós já nascemos assim. Os cristãos não acreditam que as pessoas sejam apenas um produto do meio social e cultural onde ele nasceu e cresceu. Já nascemos com o potencial para cometermos erros, equívocos e agir sempre egoisticamente. Como lembra o profeta: “O coração é mais enganoso que qualquer outra coisa e sua doença é incurável. Quem é capaz de compreendê-lo?” (Jeremias 17. 9). Qualquer pessoa que fizer uma análise sincera dos seus sentimentos, desejos e pensamentos, chegará à mesma conclusão.

Somente Jesus Cristo viveu sem pecado. Por isso, só Ele é quem pode nos perdoar e salvar. Mesmo sendo pecadores, Deus nos declara ‘sem culpa’ das ofensas que Lhe fizemos. Isso é assim por causa de Jesus Cristo, aquele que em sua bondade tira os nossos pecados gratuitamente. O pecado nos afasta e separa de Deus. Jesus nos reconcilia com Deus. Uma das coisas mais pesadas que o pecado gera no ser humano é a culpa. Diante de um Deus santo a nossa consciência de culpa acaba nos distanciando ainda mais dEle. O perdão de Cristo nos alivia da culpa. Se existe um abismo entre o ser humano pecador e Aquele que nos criou, Jesus Cristo é a ponte que nos permite novamente livre acesso ao pai. Se você se sente culpado, lembre-se: peça perdão a Deus, confesse a Ele a sua culpa e receba imediatamente o perdão e a libertação que o seu coração precisa.

quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

Balizas da Fé Cristã II

O Ser Humano
Aqueles que desejam seguir a fé cristã têm o direito de receber informações as mais aproximadas possíveis dos ensinamentos de Jesus Cristo. A Bíblia Sagrada é a fonte mais segura e autêntica para essas informações. A partir de Cristo e das Sagradas Escrituras o cristão pode se deixar orientar por Deus na sua fé e visão de mundo. Um estudo sério das Escrituras nos leva a conhecer melhor a nós mesmos. Esse é o assunto desse artigo: o ser humano. O que é o ser humano? De onde ele surgiu?
Deus criou todas as coisas. No sexto dia Ele criou os seres humanos: “Criou Deus o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou” (Gênesis 1. 27). Deus criou os animais segundo a sua espécie. Já nós, seres humanos, fomos criados segundo á imagem e semelhança de Deus. Deus mesmo foi o modelo para nós. Isso significa que a vida humana é sagrada.
Os cristãos não acreditam que Deus ama mais a um do que a outro ser humano. Todos nós somos iguais em valor e dignidade. Não importa raça, cor da pele, classe social, aparência, cultura, etc. É o pecado que leva o ser humano a ser preconceituoso e a discriminar as pessoas diferentes. Deus não se alegra com a maldade do pecado, mas ama o pecador. O ser humano é alvo do amor e da misericórdia de Deus.
O ser humano é pecador. Ele tende para o mal. Em pensamentos, palavras e ações estamos sempre errando o alvo. Mas, na cruz Jesus nos perdoou os pecados. A nossa culpa foi retirada e colocada sobre Cristo. Essa boa notícia nos dá liberdade e alegria. Por isso, queremos levar a boa nova adiante, para que todos saibam. Deus nos ama de graça. Ele nos perdoou de graça. Você crê nisso?
Cremos que as pessoas podem e devem ter autonomia para viver dignamente. Todos devem saber dar a si mesmos o valor que Deus já concedeu. Saúde, educação, moradia, alimento, trabalho, lazer, companhia, tudo isso são direitos fundamentais do ser humano. Ninguém gosta de viver sempre dependendo de governo ou dos outros nessas questões básicas. Por isso, insistimos no desenvolvimento humano. Acreditamos que alguém, em circunstâncias normais, pode, deve e deseja conquistar com o próprio esforço uma vida digna.
Jesus disse em João 10. 10: “eu vim para que tenham vida, e a tenham plenamente”. Tudo aquilo que não favorece a vida é fruto do pecado, da maldade, do erro, da injustiça... O ser humano que compreende o amor de Deus na sua vida e se deixa orientar pela vontade divina sempre será um porta-voz da justiça, misericórdia, graça e amor.

Veja Também:

Related Posts with Thumbnails