Agradeço a todas as visitas e comentários! Seja bem vindo!!! Que Deus abençoe a tua vida!

domingo, 2 de setembro de 2007

A História de John Newton e Amazing Grace

Por volta de 1750, John Newton era o comandante de um navio negreiro inglês. Os navios faziam o primeiro pé de sua viagem da Inglaterra quase vazios até que aportassem na costa africana. Lá os chefes tribais entregavam aos Europeus as "cargas" compostas de homens e mulheres, capturados nas invasões e nas guerras entre tribos. Os compradores selecionavam os espécimes mais finos, e comprava-os em troca de armas, munições, licor, e tecidos. Os cativos seriam trazidos então a bordo e preparados para o "transporte". Eram acorrentados nas plataformas para impedir suicídios. Colocados lado a lado para conservar o espaço, em fileira após a fileira, uma após outra, até que a embarcação estivesse "carregada", normalmente até 600 "unidades" de carga humana. Os escravos eram "carregados" nos navios para a viagem através do Atlântico. Os capitães procuraram fazer uma viagem rápida esperando preservar ao máximo a sua carga, contudo a taxa de mortalidade era alta, normalmente 20% ou mais. Quando um surto de disenteria ou qualquer outra doença ocorria, os doentes eram atirados ao mar. Uma vez chegados ao Novo Mundo, os negros eram negociados por açúcar e melaço que os navios carregavam para Inglaterra no pé final de seu "comércio triangular." John Newton transportou muitas cargas de escravos africanos trazidos à América no século XVIII. Numa das suas viagens, o navio enfrentou uma enorme tempestade e afundou-se. Foi nesta tempestade que Newton ofereceu sua vida a Cristo, pensando que ia morrer. Após ter sobrevivido, ele converteu-se verdadeiramente ao Senhor Jesus e começou a estudar para ser um Pastor”. Nos últimos 43 anos de sua vida ele pregou o evangelho em Olney e em Londres. Em 1782, Newton disse:  "Minha memória já quase se foi, mas eu recordo duas coisas: Eu sou um grande pecador, Cristo é o meu grande salvador." No túmulo de Newton lê-se: "John Newton, uma vez um infiel e um libertino, um mercador de escravos na África, foi, pela misericórdia de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, perdoado e inspirado a pregar a mesma fé que ele tinha se esforçado muito por destruir". O seu mais famoso testemunho continua vivo, no mais famoso das centenas de hinos que escreveu:


* Sublime graça
1. Sublime graça que alcançou
Um pobre como eu,
Que a mim, perdido e cego achou,
Salvou e a vista deu!

2. De vãos temores e aflição
A graça me livrou
E doce alívio ao coração
Em Cristo me outorgou.

3. Se lutas vêm, perigos há,
Se é longo o caminhar,
A graça a mim conduzirá
Seguro ao santo lar.

4. A Deus, então, adorarei
Ali, no céu de luz,
E para sempre cantarei
Da graça de Jesus.

In http://bacaninha.globo.com

Trailer do Filme Amazing Grace
Ouça a música no Youtube.

Vídeo: Graça que Restaura  

Leia outros textos sobre a Graça de Deus clicando aqui.

10 comentários:

Éverton Vidal Azevedo disse...

Uia! Achei interessante!
Adoro esse hino.
abcs!

Oliveira disse...

Excelente história.
Foi muito bom relembrar e lê-la com as palavras e da forma que você encontrou para escrevê-la.
Parabéns.

Anônimo disse...

John Newton foi um dos maiores incentivadores de William Wilberforce, o responsável pela abolição do transporte de navios negreiros para a Inglaterra.

Anônimo disse...

É bom saber que Deus utilizou e continua utilizando homens que mudam a história, apesar da contrariedade do mundo.

kkferreira disse...

Estou no momento traduzindo uma pequena biografia de John Newton, escrita por John Piper, que será lançada em breve pela Editora Tempo de Colheita. A história de vida dele é realmente algo que precisamos conhecer nos dias de hoje, onde todos desistem com tanta facilidade.

Elielson disse...

Parabéns pelo artigo. Sobre esse assunto aproveito para recomendar o o artigo constante no link abaixo, nele se encontrá uma análise parcial do hino Amazing Grace.
www.artigonal.com/religiao-artigos/amazing-grace-de-rev-john-newton-626549.html

Elielson disse...

www.artigonal.com/.../amazing-grace-de-rev-john-newton-626549.html
Perdão, no comentário anterio eu apresentei um link sobre o tema, mas não era o que realmente queria enviar, segue então o link correto. esse sim apresenta uma "análise parcial do hino Amazing Grace".

www.artigonal.com/.../amazing-grace-de-rev-john-newton-626549.html

Ricardo Viana disse...

Olá tudo bem?
Depois da uma olhadinha no meu blog tbm. Estou começando agora e gostaria de sua opnião. estou te seguindo pois vc postou um texto sobre Jhon Newton autor da musica Amazing Grace, linda de mais... vlw abraços.. obs deixe seu comentário lá no texto Obrigado

Renê Oliveira disse...

a graça maravilhosa de Deus refletida através da história de Jhon Newton nos mostra que ainda nos dias de hoje Deus pode nos usar e impactar vidas que em um futuro breve serão abençoadas por nossa experiência com Deus, assim como Jhon teve. Amazing Grace é imensuravelmente linda. Que nós reconheçamos dia após dia a Graça que nos fez perceber o glorioso amor redentor do nosso Deus. Deus abençoe a todos.

Unknown disse...

Chorei quando ouvi aquele relato. Simplesmente maravilhoso! Por isso sempre que ouço esse hino, sinto algo indescritível em meu coração.

Veja Também:

Related Posts with Thumbnails