Agradeço a todas as visitas e comentários! Seja bem vindo!!! Que Deus abençoe a tua vida!

terça-feira, 5 de outubro de 2010

"Se cada um cuidasse da sua própria vida o mundo seria melhor"

Especialistas sobre a realidade contemporânea concordam que uma marca do nosso tempo é o individualismo: "Cada um por si..."; "a vida é minha e eu faço o que eu quiser"; "Se cada um cuidasse da sua própria vida o mundo seria melhor"... Será? Talvez seja exatamente esse o problema: cada um está preocupado, demais e somente, com a sua própria vida! Muito entretenimento produzido para que as pessoas possam permanecer horas isoladas sem precisar encontrar outras pessoas. Até mesmo as mensagens cristãs denunciam esse individualismo: apelos pessoais, conversão pessoal, salvação pessoal, promessas aos indivíduos, um Deus pessoal. Não temos mais um Deus, mas, cada um tem o seu deus. Por isso, posso orar para que o meu time vença, posso pedir a Deus que me ajude a ganhar na loteria, posso exigir dele prosperidade financeira sem que isso seja fruto do meu trabalho, posso até, pedir que ele destrua os meus inimigos. Afinal, o que importa é ser feliz, que Eu seja feliz, nem que às custas dos outros! Quando me deparo com um obstáculo que seja maior que eu mesmo, logo desisto. Sequer cogito a possibilidade de que se me aliasse a mais um, dois, dez, ou mesmo milhares ou milhões, os desafios que muitas vezes parecem impossíveis, tornar-se-iam insignificantes.
A mensagem de Efésios, escrita pelo apóstolo Paulo "aos santos e fiéis em Cristo Jesus que estão em Éfeso"(1.1), não é uma carta geral para os habitantes de uma região ou cidade, mas, aos santos e fiéis em Cristo Jesus que estão em Éfeso. E, ao referir-se à igreja em Éfeso, Paulo também não está falando a uma elite espiritual, ou apenas a um tipo de clero ou presbitério daquela comunidade. A carta é, portando dirigida a toda congregação, uma comunidade de fé. Não posso, portanto, partir do pressuposto que essa mensagem seja compreendida por todo mundo. No capítulo quatro, o texto fala de unidade. A Igreja é corpo. Essa unidade não se dá por decreto ou convenções, mas, é possível naquele que deu sua vida por amor ao mundo e envia seu Espírito. Sabemos, agora, o que somos. Já sabemos o que recebemos de Cristo. Conhecemos os propósitos que Deus tem para com a vida. Então vivamos a altura disso. Paremos de viver como escravos na casa do Pai.
Unidade e comunidade não significam igualdade. A igreja ou uma comunidade não se dão num sistema igualitário. Deus é criador e não alguém que fabrica em série. Homens são diferentes de mulheres, um homem é diferente de outro homem e uma mulher é diferente de outra mulher. E, na igreja, não pagamos por uma prestação de serviços. Na verdade, pagamos para servir. Pagamos em dinheiro, bens, tempo e talentos. Se alguém ainda não compreendeu que não tem mais nada para receber em troca, então está fazendo religião. Ainda não entendeu o Evangelho, ou, entendeu, mas decidiu que isso é perigoso demais para os seu planos. Quais os desafios que esse texto apresenta para nós que somos individualistas vivendo numa sociedade individualista?

3 comentários:

Unknown disse...

Não cuidar da própria vida é cuidar da vida dos outros. Cuidar da vida dos outros com caridade, até concordo, cuidar da vida dos outros e esquecer que também temos os mesmos defeitos dos outros, não concordo. Se no Evangelho consta isso, provavelmente essa passagem foi criada pelo homem e não por Jesus.

Anônimo disse...

E verdadeiro se cada um tem s sua vida porque perder tempo cuidar da vida dos. Outros tem gente que nem consegue cuidar da sua própria vida mas consegue cuidar da vida. aléia

Anônimo disse...

verdadeiro

Veja Também:

Related Posts with Thumbnails