Agradeço a todas as visitas e comentários! Seja bem vindo!!! Que Deus abençoe a tua vida!

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Graça Reformadora

Foi no dia 31 de outubro de 1517. Quase 500 anos atrás. Um jovem monge fixava na porta de uma catedral 95 teses com o objetivo de chamar a atenção para vários equívocos na igreja da época. Havia grande contradição entre aquilo que a igreja pregava e aquilo que ela praticava. Enquanto o clero vivia no luxo os camponeses e artesãos viviam uma situação de miséria. Muita gente estava insatisfeita com a Igreja. Vários movimentos na Europa do século 14 e 15 já indicavam o desejo por mudanças. Dentre os diversos motivos que deflagraram a Reforma, o principal foi a venda de indulgências na Alemanha. A igreja, sob a liderança do papa Leão X, necessitava de dinheiro para a construção da Basílica de São Pedro em Roma. O monge Tetzel era encarregado de vender as indulgências levando este comércio ao máximo.

Martim Lutero era um homem extremamente exigente consigo mesmo. Desejava por todas as formas agradar a Deus e ver-se livre do tormento do Diabo. Outra coisa que passou a incomodar fortemente o jovem monge foi a venda de indulgências por parte da igreja. As indulgências eram vendidas sob a promessa de que aqueles que as adquirissem estariam livres do tormento do purgatório. A pessoa poderia, inclusive, pagar pela libertação da alma de parentes que já haviam falecido. Assim, milhares de pessoas entregavam o pouco que tinham para o seu sustento em troca de uma "salvação" prometida pelos lideres eclesiásticos. Toda essa religiosidade de trocas, de comércio com o sagrado, de auto-exigência, oprimia Lutero que cada vez mais percebia a incoerência entre aquilo que a igreja ensinava e aquilo que as Escrituras revelam. Foi somente depois de compreender a graça de Deus que Lutero pôde sentir o alívio e a verdadeira libertação do Evangelho. Lendo a carta de Paulo aos Romanos descobriu que "o justo viverá pela fé" (Romanos 1.17). A mensagem do Evangelho é que Jesus Cristo morreu pelos pecados e não há mais a necessidade de indulgências para o perdão ou remissão da pena. Isso foi libertador e desencadeou um processo que mudaria o mundo.

Suas teses abalaram a Europa. O Papa exigiu retratação. Lutero foi ameaçado de excomunhão se não negasse publicamente os seus escritos. Ao que respondeu: "Nada posso retirar dos meus livros, se não for convencido com claro testemunho das Sagradas Escrituras. Não quero e não posso retratar-me, porque não é correto um cristão falar contra a sua consciência. Aqui estou; não posso ser diferente; que Deus me ajude". Lutero foi excomungado e passou a dedicar-se à reforma da igreja. Reforma que transcendeu o movimento religioso, gerando implicações econômicas, políticas e sociais. O mundo nunca mais foi o mesmo. No entanto, muitas pessoas continuam preferindo as indulgências em vez da graça.

Conheça um pouco mais da trajetória de Martim Lutero através do filme:

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Graça Transformadora

Aos 5 anos de idade John Wesley escapou de um incêndio que consumiu toda a casa da sua família. O pequeno John foi o último a ser resgatado. Este homem se tornaria um dos principais protagonistas do grande avivamento na Inglaterra do século XVIII. Vindo de uma família com dezenove filhos, sua mãe foi uma cristã piedosa que muito influenciou na educação e ministério de Wesley. Talvez devido à educação rígida, John tenha se tornado por demais exigente consigo mesmo. E, durante um período da sua vida, passou por perturbações por causa de dúvidas. Foi nessa época que aceitou um chamado para pregar o Evangelho aos silvícolas na colônia de Geórgia, na América. Seu desejo era ganhar sua salvação por meio de boas obras. Apesar das grandes multidões que iam ouvir as suas pregações, alguns acontecimentos logo o fizeram retornar à Inglaterra. E, uma declaração do próprio Wesley nesse período é surpreendente: "fui à América para converter outros, mas nunca fora realmente convertido a Deus". Faltava a Wesley a compreensão da graça que permitisse servir a Deus como um filho e não como um servo.

Naquela época a situação da igreja na Inglaterra era de apatia espiritual e irrelevância na sociedade. Muitos ministros foram expulsos da Igreja por recusarem a dobrar-se diante de um governo corrupto. Isso contribuiu decisivamente para o declínio espiritual e moral na Inglaterra. Os bispos que restaram não passavam de meros interesseiros e mercenários que não demonstravam mais compromisso com as Escrituras. A corrupção se espalhou até alcançar toda a população. Todo o país estava tomado por uma onda de devassidão e crimes. Uma igreja corrompida, perseguição aos cristãos que desejavam manter-se fiéis, escravidão, nepotismo, desigualdades sociais, injustiça, pena de mote, mortalidade infantil de 3 para cada 4 crianças nascidas, vícios e bestialidade, pobreza, violência, prostituição e assassinato. O esporte era marcado por tortura de animais e lutas sangrentas. No teatro e na literatura a depravação era total. As pessoas viviam com medo, pois ladrões e sequestradores se escondiam por toda parte.

Foi nessa época que João Wesley se tornou um pastor que pregava centenas de sermões por ano. Liberto e sob a graça de Deus, seu objetivo era ensinar o simples e ortodoxo cristianismo bíblico. Foi perseguido, difamado e proibido de pregar nas igrejas. Fez então do mundo a sua paróquia. Pregava ao ar livre e multidões saiam para ouvi-lo. Wesley sabia que só a regeneração pessoal é capaz de gerar regeneração social. O que se viu a partir daí permite à história falar de uma Inglaterra antes e depois de John Wesley. Os resultados do ministério de Wesley e do Grande Despertamento não ficaram restritos ao âmbito da Igreja. Mas, transformaram a economia, a legislação, a política, as artes, a teologia e a filantropia naquele país. A verdadeira compreensão da graça gera consequências práticas e concretas que transformam o mundo.

Assista aqui o filme e saiba mais a respeito de John Wesley:

domingo, 2 de outubro de 2011

Graça Pode Ser o Nome Para Uma Menina

Terminou no último dia 02 de outubro, no Rio de Janeiro, mais uma edição do famoso Rock In Rio. Entre as diversas bandas e artistas que ali se apresentaram, muitos sentiram a falta do U-2, uma das mais conhecidas mundialmente. Seja por motivo de cansaço por causa da última turnê ou por não se considerarem uma banda de rock, fato é que eles recusaram o convite. Uma das mais belas canções da banda é Grace, do álbum All That You Can't Leave Behind do ano 2000. Há quem diga que a banda irlandesa teria feito a letra em homenagem à Agnes Gonxha Bojaxhiu. Talvez porque "graça, é o nome para uma menina", e, "também é um pensamento que mudou o mundo".

O pensamento que mudou o mundo foi compreendido também por aquela menina. Ela que perdeu o pai muito cedo e cresceu ajudando a mãe na atividade de bordado e fazenda para poder manter a família. Nasceu em 1910 no sul da antiga Iugoslávia. Foi educada numa escola pública e, seguiu sua vocação religiosa, ingressando na Congregação Mariana. Em 1929 partiu para a cidade de Darjeeling, na Índia, onde as irmãs de Loreto tinham um colégio. Na Índia ela fez o seu noviciado, tomando o nome de Teresa. Viria, porém a ser conhecida pela cidade de Calcutá, onde a pobreza à sua volta era contrastante com a vida das meninas ricas do colégio em que trabalhava. Durante uma viagem, em 1946, Madre Tereza ouviu um chamado que a levou a abandonar o colégio e a viver definitivamente entre os pobres. No mesmo ano ela conseguiu nacionalidade indiana e passou a usar um traje típico, um sári branco com debruns azuis e uma pequena cruz no ombro. Sua vida e dedicação se traduzem por aquilo que no cristianismo conhecemos como encarnação. E, assim, doou-se ao povo pobre da Índia. Conquistou muitas seguidoras à sua causa. Fundou o instituto Missionárias da Caridade para a qual revelou o objetivo e missão que consistia em "saciar a infinita sede de Jesus sobre a cruz de amor e pelas almas, trabalhando para a salvação e para a santificação dos mais pobres entre os pobres”. Em 1979, Madre Teresa recebeu o prêmio Nobel da Paz, pelos serviços prestados à humanidade.

Se Bono Vox escreveu Grace em homenagem à Madre Tereza de Calcutá, eu não sei. Mas, aquela menina provou que a graça continua a mudar o mundo. Ela "assume a culpa; cobre a vergonha; remove a mancha. A Graça encontra bondade em tudo. Ela viaja para fora do karma. O que antes era dor; o que antes era atrito; o que deixava uma marca; não fere mais. Porque a Graça cria a beleza a partir das coisas feias". Cantada, pintada, recitada, projetada, emoldurada... Muitas são as maneiras de se comunicar a graça. Há quem prefira encarná-la . "Ontem foi embora. Amanhã ainda não veio. Temos somente hoje, comecemos" (Madre Tereza de Calcutá).

Ouça abaixo a música Grace:



Assista o filme Madre Teresa de Calcutá:

Veja Também:

Related Posts with Thumbnails