É conhecida a história de um desonesto cobrador de impostos, que não gozava de boa fama devido às suas práticas ilícitas. Em Jericó todos sabiam quem era e como abusava de suas funções, extorquindo as pessoas, tirando delas mais do que era devido. Um ‘publicano’ era uma espécie de funcionário público, que coletava impostos e os repassava ao governo. Esses publicanos, geralmente, eram desonestos, tanto com o povo, de quem recolhiam os impostos, fazendo cobranças ilegais, quanto com o governo, para quem apresentava relatórios falsificados. Tudo com o objetivo de enriquecer rapidamente.
Certo dia, Jericó entrou no itinerário de Jesus de Nazaré. O Evangelho de Lucas nos relata que Zaqueu, aquele publicano de baixa estatura física, também ficou muito curioso e desejava ver Jesus. Qual não deve ter sido o susto quando foi surpreendido, já lá em cima da árvore, com as palavras do mestre: “Zaqueu, desça depressa. Quero ficar em sua casa hoje” (Lucas 19. 5). A reação do povo apenas reforça que aquele cobrador de impostos não gozava de simpatia nas redondezas (Lc 19. 7).
Jesus passou algum tempo na casa de Zaqueu, alimentou-se, desfrutou da boa comida da mesa de Zaqueu. Quando finalmente voltou a aparecer em público, Jesus tinha um brilho no olhar. Demonstrava entusiasmo. Logo saiu a compartilhar com todos o quanto suas esperanças se renovaram com aquele maravilhoso encontro. Jesus dizia estar animado para compartilhar daquela esperança de Zaqueu com toda a palestina. Empolgado com o evangelho de Zaqueu, Jesus seguiu o seu caminho arregimentando discípulos pela causa libertadora que tiraria todos do jugo do Império
Romano.
O que!? Qual é o problema, leitor? Você tem a impressão de que não foi assim que essa história de Jesus com Zaqueu terminou? Sim, você está certo. Leia Lucas 19. 1-10.
* O texto acima faz alusão e é inspirado num episódio ocorrido no dia 23 de julho de 2018. Um influente pastor luterano, da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, saiu entusiasmado da cela do ex-presidente Lula. O vídeo foi amplamente compartilhado e gerou uma série de manifestações contrárias e favoráveis nas redes sociais e outros fóruns de discussões.