Agradeço a todas as visitas e comentários! Seja bem vindo!!! Que Deus abençoe a tua vida!

domingo, 31 de maio de 2020

O que você Sabe Sobre o Apocalipse?

Quase todos os dias eu recebo algum vídeo ou mensagem alertando para a volta de Jesus.

Isso acontece especialmente porque estamos vivendo aquele que talvez seja o tempo mais difícil da humanidade desde a Segunda Guerra Mundial. A pandemia do novo coronavírus gera dúvidas, medo e ansiedade. Os cristãos não estão imunes a isso.

Eu preciso fazer uma confissão aqui! Nunca fui muito fã desse tema que envolve apocalipse e fim do mundo. Tá, eu admito que não podemos fugir do assunto! Aqui mesmo neste blog já compartilhei textos importantes sobre isso.

Observando as pessoas em geral percebo que muita gente é simplesmente fascinada pelo tema. Em qual dos dois grupos você se encaixa?

Pensando nisso, percebi que ser um expositor da Palavra de Deus é semelhante a ser um radialista, DJ ou programador musical. Não dá pra tocar somente a minha música predileta.

Embora pregar a Palavra não signifique falar somente aquilo que as pessoas desejam escutar, é preciso estar atendo aos seus anseios. Especialmente, é preciso falar daquilo que Deus deseja que as pessoas saibam.

Apesar de não ser o meu tema favorito, houve duas ocasiões na minha vida que decidi encarar o assunto com mais atenção. A primeira vez foi há quase dez anos atrás. Preparei uma série com dez mensagens para pregações na igreja. A segunda vez foi mais recente. Recebi um convite para ministrar aulas de escatologia numa faculdade de teologia.

Se é pra confessar, então, vamos ser sinceros. Ambas as vezes, enquanto mergulhava nos livros, artigos e comentários bíblicos, me deparava com palavras, símbolos e imagens, a vontade era de ‘deixar para depois’. O sentimento era de que havia coisas mais interessantes para ler.

Esta incursão mais recente no tema coincidiu com a pandemia e a quarentena. As pessoas estão assustadas, fragilizadas. Ao mesmo tempo, recebem ainda mais mensagens alarmistas, confusas e de pouca credibilidade.

Não dá pra tocar apenas a minha música favorita! 

Foi então que decidi fazer uma coisa que jamais imaginei faria um dia. Aproveitei meus estudos e pesquisas no assunto para elaborar um breve curso sobre escatologia cristã.


O curioso é que é exatamente o público que costuma fugir do assunto que mais poderia ajudar a gerar informação relevante e de credibilidade. Por quê? Este é o público que não gosta das fantasias, do sensacionalismo e das especulações vazias. Logo, é um público que prefere a realidade dos fatos. Por isso, costumam levar a sério a informação e a pesquisa. Perfeito.

Atenção. Não podemos deixar um tema tão fundamental ser tratado com leviandade. A narrativa bíblica concede um espaço significativo para aquilo que ainda está por vir. Como ignorar isso? Não dá.

Você quer dar respostas inteligentes e sensatas quando o assunto surgir novamente nas redes sociais que você participa? O apóstolo Pedro disse que os cristãos devem estar “sempre preparados para responder a qualquer que lhes pedir a razão da esperança que há em vocês” (1 Pedro 3.15).

Para que possamos dar uma resposta significativa nós precisamos estar preparados.


Eu realmente espero que este curso ajude você a perceber que a mensagem do Apocalipse não é uma mensagem de terror, mas, de esperança. E, ajude também a elevar o nível de conhecimento sobre a narrativa bíblica em sua igreja!

Que Deus conceda a você lucidez e discernimento para atravessar esses dias difíceis!

Deus abençoe você e seja você uma benção!


Rodomar Ricardo Ramlow

Teologia Missional

Nenhum comentário:

Veja Também:

Related Posts with Thumbnails