Agradeço a todas as visitas e comentários! Seja bem vindo!!! Que Deus abençoe a tua vida!

segunda-feira, 9 de junho de 2008

Livres na Cidade

As nossas cidades carecem de homens e mulheres corajosos
que não temam denunciar a
injustiça

O texto de Atos dos Apóstolos (capítulo 19) nos diz que as miniaturas de ouro e prata do templo de Ártemis davam muito lucro na cidade de Éfeso. Você pode imaginar o lucro no mercado religioso hoje? Livros, CDs, Shows e eventos gospel, excursões à terra santa, todo tipo de badulaque, objetos e imagens sagrados que se vende... Tudo gira em torno da mesma coisa: dinheiro. E a opressão causada pela adoração ao deus mamom não fica só no contexto religioso: A indústria da camisinha lucra com a aids, a indústria farmacêutica lucra com as epidemias, a indústria da mídia lucra com a desgraça alheia, a indústria estatal lucra com os impostos, a indústria bancária lucra com os juros altos, a indústria varejista lucra com as compras a prazo, a indústria da moda lucra com o consumismo desenfreado, a indústria do tráfico de drogas lucra com o carnaval e a dependência, a indústria das drogas (lícitas ou ilícitas) lucra com o vício. A pobreza, a fome e a miséria rendem muitos votos. E assim, poderíamos enumerar uma infinidade de exemplos mais.

A opressão de uns poucos sobre a maioria do povo é uma realidade histórica. Por isso, quando o Evangelho libertador é anunciado, poderes se levantam, impérios sentem-se ameaçados, as fontes de lucro se vêem em perigo. Logo, surge a resistência, a mobilização contra o Cristo libertador. Tudo o que ameaça o deus mamom será combatido. E, não será muito difícil encontrar quem seja solidário nessa causa. Afinal, é uma indústria que alimenta a muitos. Ninguém gosta de ver a sua fonte de lucro ameaçado!

A mensagem do Evangelho desestabiliza. O reino de Deus vem com novos valores. Cristo confronta os sistemas dominantes e surge como ameaça aos poderosos, enganadores, exploradores, corruptos e mentirosos. Logo, a resistência ao Evangelho é algo praticamente natural. Basta olharmos para o nosso próprio coração e veremos como nós mesmos somos resistentes à graça de Deus. Lamentável é que haja tão poucos cristãos corajosos, íntegros e radicalmente comprometidos que façam a diferença na sociedade hoje.

As nossas cidades carecem de homens e mulheres corajosos que não temam denunciar a injustiça. Cristãos comprometidos que estejam dispostos a viver radicalmente os valores do reino de Deus. Discípulos que se deixam ensinar por Jesus Cristo e que dêem testemunho da graça e do amor de Deus. Homens e mulheres que não se dobram diante do deus mamon. Pessoas que humildemente se reconhecem pecadoras e ao mesmo tempo agraciadas pelo perdão divino. Cristãos que se compreendem livres. Uma liberdade que lhes permite optar por fazer a diferença.

Nenhum comentário:

Veja Também:

Related Posts with Thumbnails