Agradeço a todas as visitas e comentários! Seja bem vindo!!! Que Deus abençoe a tua vida!

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Balizas da Fé Cristã IX

Pastores e Líderes

Deus não tem mais representante especial na terra. Não precisamos de sacerdotes, padres, reverendos, diáconos, teólogos, missionários, pastores, bispos, profetas, presbíteros, apóstolos ou santos para interceder pela nossa salvação. A salvação foi dada por Jesus. Disse Jesus: “Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a sua vida pelas ovelhas” (João 10. 11). Na igreja Luterana temos quatro tipos de obreiros ordenados: Pastor, Missionário, Catequista e Diácono. Todos eles são consagrados para servir na igreja. Sua principal função é pregar a Palavra de Deus, ensinar a verdade sobre a Bíblia, orientar e aconselhar as pessoas, levar adiante a mensagem de Jesus, etc. Ou seja, são líderes espirituais preparados para servir de diversas formas. Porém, eles não são mais especiais do que ninguém perante Deus. São pessoas que têm, na verdade, uma grande responsabilidade diante de Deus. Essa missão consiste em “falar de Cristo a todos proclamando, advertindo e ensinando a cada um com toda a sabedoria, para apresentar cada pessoa aperfeiçoada em Cristo” (Colossensses 1. 27, 28).
No tempo de Jesus existiam os pastores de ovelhas. Esses pastores eram responsáveis por cuidar e guiar as ovelhas. Por isso, Jesus é o bom pastor e os cristãos são conhecidos como suas ovelhas. Um dos perigos para as ovelhas eram os lobos que podiam atacar o rebanho. Por isso Jesus também alertou: “Cuidado com os falsos profetas. Eles vêm a vocês vestidos de peles de ovelhas, mas por dentro são lobos devoradores. Vocês os reconhecerão por seus frutos” (Mateus 7. 15, 16). Então, o mesmo cuidado que devemos ter com a igreja, devemos ter também com os seus líderes. Eles não são perfeitos. Porém, devem ser pessoas com caráter: sérias, honestas, corretas e dispostas a reconhecer seus erros e pedir perdão.
Entre aqueles que amam a Jesus, Ele pode chamar alguns para missões especiais. Ao discípulo Pedro, Jesus disse: “Cuide das minhas ovelhas” (João 21. 17). O modelo de liderança é o próprio Jesus que deu a vida por amor ao mundo. De que maneira os líderes de hoje estão demonstrando amor pelo mundo e as pessoas? O que eles estão pregando nas igrejas e na televisão hoje? Temos líderes dispostos a servir e se doar pelas ‘ovelhas’? Ou será que estão mais interessados em explorar a sua carne e a sua lã para obter lucro? Essas são perguntas importantes que precisamos fazer para discernir as intenções dos homens. O bom pastor dá a vida pelas ovelhas. O mercenário está interessado apenas em tirar proveito (João 10. 1-16).

Nenhum comentário:

Veja Também:

Related Posts with Thumbnails