Agradeço a todas as visitas e comentários! Seja bem vindo!!! Que Deus abençoe a tua vida!

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Balizas da Fé Cristã VIII

A Igreja
Para que existe igreja? Igreja é aquele prédio com torre alta e sinos que batem? A verdadeira Igreja é feita de pessoas. Os prédios com torres, sinos, bancos, altares e decorações especiais são apenas o templo. O templo é um dos lugares onde a igreja se reúne. A Bíblia ensina que a Igreja é o Corpo de Cristo. Então, as pessoas são membros desse corpo. Todo corpo tem uma cabeça. Se a igreja é o corpo de Cristo, quem é a sua cabeça? Nenhum outro além do próprio Jesus Cristo.
A igreja é feita de pessoas que crêem no Senhor Jesus. As pessoas é que são o mais importante na igreja. Porém, não podemos esquecer uma coisa. Pessoas são pecadoras, ou seja, imperfeitas. Por isso, a igreja também não é perfeita. O problema é quando pessoas mal intencionadas usam o nome de igreja para tirar vantagem e explorar os inocentes. Mais uma vez, devemos permanecer atentos. Jesus avisou que “surgirão falsos cristos e falsos profetas que realizarão grandes sinais e maravilhas para, se possível, enganar até os eleitos. Vejam que eu os avisei antecipadamente” (Mateus 24. 24, 25).
No mundo existem as instituições ou denominações. O que é isso? São as igrejas diferentes: católica, luterana, batista, quadrangular, presbiteriana, assembléia de Deus, etc. Essas igrejas são organizações humanas que procuram cumprir o propósito de Deus no mundo. Também elas têm as suas falhas. São administradas por pessoas pecadoras. Por isso é que existem tantas igrejas diferentes. Por causa de desentendimentos ou pensamentos diferentes a igreja acaba se dividindo. Mas, como saber se uma igreja é Cristã? Como saber se ela é legítima e se segue os ensinamentos de Cristo? A primeira coisa é ver se ela ensina a salvação (perdão – santificação – glorificação) em Jesus Cristo. Outra coisa fundamental é ver se ela é fiel àquilo que a Bíblia diz e ensina. Normalmente, as igrejas mais sérias possuem já uma longa história. Elas existem há bastante tempo com uma longa tradição. É claro que existem igrejas novas que também possuem uma liderança séria e comprometida. “Se o propósito ou atividade deles for de origem humana, fracassará; se proceder de Deus, vocês não serão capazes de impedi-los” (Atos 4. 38, 39).
Igreja é gente. Instituições, programas e prédios estão lá porque as pessoas estão lá e ‘precisam’ dessas coisas. Portanto, a igreja é uma realidade onde aqueles que creem no amor de Jesus procuram viver no exercício desse amor a Deus e ao próximo.

Nenhum comentário:

Veja Também:

Related Posts with Thumbnails