Agradeço a todas as visitas e comentários! Seja bem vindo!!! Que Deus abençoe a tua vida!

terça-feira, 1 de novembro de 2011

A Graça No Cinema

Longe de mim considerar-me um crítico de cinema. Não tenho qualificação e nem a pretensão para isso. O meu desejo é apenas compartilhar rapidamente a respeito de três filmes que eu recomendo a todos que admiram a sétima arte. Reforço a recomendação por serem filmes que tratam de um tema sobre o qual venho refletindo há algumas semanas. Todos eles foram lançados recentemente, são de 2011. São filmes que mostram o conflito do ser humano diante das circunstâncias da vida. Como responder aos fatos que nos acontecem todos os dias?

O primeiro filme foi traduzido para Graça e Perdão. É baseado no livro Amish Grace que, por sua vez, baseia-se em fatos reais que aconteceram em outubro de 2006 numa pequena comunidade Amish na Pensilvânia, EUA. Um crime terrível abala uma comunidade dos Amish. A partir de então, as diferentes reações das pessoas revela uma possibilidade que para muitos é inaceitável. Seria possível passar por dor e angústia sem deixar que isso se transforme em raiva e ódio? Apesar de não tratar-se de uma grande produção, é um filme capaz de inspirar e emocionar.

O Poder da Graça (The Grace Card) é dos mesmos criadores de A Prova de Fogo. O filme mostra como podemos deixar que fatos trágicos ocorridos em nosso passado nos mantenham presos e angustiados por anos. Como libertar-se? Como e onde encontrar forças para superar diferenças e preconceitos? Muitas vezes deixamos que as circunstâncias da vida nos confundam. Acabamos sentindo culpa, medo e até raiva daqueles que sequer conhecemos. Até mesmo Deus pode ser culpado indevidamente. Assim, acabamos trilhando caminhos que podem levar à auto-destruição.

A película mais famosa é sem dúvida A Árvore da vida, do diretor e roteirista Terrence Malick que foi indicado ao Oscar de 1998, em duas categorias, pela produção Além da Linha Vermelha (também recomendável). A Árvore da Vida, que tem Brad Pitt e Sean Penn como atores mais conhecidos, ganhou este ano o prêmio de melhor Filme do Festival de Cannes. Trata-se de um filme que tem dividido opiniões. Poderíamos dizer que este é um filme difícil. Exige atenção e paciência do espectador. Numa família dos anos 50, uma morte leva a questionamentos sobre Deus e o sentido da vida. Qual é o teu caminho na vida? O caminho da natureza ou o caminho da graça? Muitos sequer imaginam a diferença que isso faz! Um olhar atento pode levar-nos à reflexões profundas e à contemplação de algo que transcende a nossa existência.

Num tempo em que as religiões tem negligenciado a graça, é bom vê-la retratada no cinema. Se você é alguém que prefere um pouco de realismo na tela, pegue a pipoca e prepare-se para ser incomodado.
Clique no título dos filmes acima para ver o trailer.

Nenhum comentário:

Veja Também:

Related Posts with Thumbnails