Agradeço a todas as visitas e comentários! Seja bem vindo!!! Que Deus abençoe a tua vida!

terça-feira, 8 de novembro de 2011

Igreja

Há 500 anos Martim Lutero disse que até uma criança de 7 anos sabe o que é igreja. Será que os evangélicos brasileiros hoje ainda sabem o que é igreja? É urgente que se resgate o verdadeiro significado de igreja. Para isso, precisamos ir às fontes. Ver os relatos de onde e quando a igreja começou. É na Bíblia que se fala primeiramente a seu respeito. Por que é tão importante trabalharmos com os conceitos corretos? Por que é fundamental que nós saibamos do que estamos falando quando nos referimos à igreja? As pessoas agem de acordo com aquilo que elas sabem. O nosso comportamento, as nossas atitudes, as decisões que tomamos, sofrem a influência direta daquilo que sabemos. Isso não significa, porém, que aquilo que sabemos é o certo.
Alguém pode acreditar que é correto uma coisa que, na realidade, não é. Uma pessoa pode achar, por exemplo, que é certo ou normal utilizar agrotóxicos nas plantações. A pessoa irá, então, agir de acordo com isso. Ou, podemos saber o que é correto, porém, agir de modo contrário. Nem sempre agimos de acordo com o que sabemos ser o correto. Alguém pode ter todas as informações sobre uma determinada coisa, saber o que é errado, e mesmo assim agir contra o bom senso, contra aquilo que sabe ser o certo. Por isso vemos tanta gente que não cumpre certas leis, mesmo que estas sejam boas. Muitas pessoas sabem e conhecem os prejuízos causados pelo uso de agrotóxicos, porém, continuam utilizando assim mesmo. Por quê? Por diversos motivos: não acreditam de fato no que é mais correto (possuem as informações, mas não levam tão a sério); não acreditam que exista uma outra opção melhor (pelo menos não estão convencidas disso); ou, ainda, porque colocam outras prioridades acima disso (lucro, comodidade, funcionalidade). Neste último caso poderíamos entrar na questão dos valores. O que vale mais? O dinheiro ou a saúde? O lucro ou uma vida mais plena? O trabalho ou a lei do mínimo esforço?
Poderíamos ainda lembrar outros exemplos sobre o que sabemos ser certo e, ainda assim, agirmos de modo contrário: fumar, abusar das bebidas alcoólicas, desrespeito à legislação de trânsito, etc. O apóstolo Paulo certa vez expressou esse dilema humano assim: “tenho o desejo de fazer o que é bom, mas não consigo realizá-lo. Pois o que faço não é o bem que desejo, mas o mal que não quero fazer, esse eu continuo fazendo” (Romanos 7:18-19).
É claro que não podemos saber de tudo com certeza. Não sabemos, por exemplo, a maioria das coisas com relação ao futuro. Se eu sei que vai chover daqui a pouco, por exemplo, eu levo um guarda-chuva. Precisamos, portanto, trabalhar naquilo que é possível saber e, assim, corrigir, ou, pelo menos, reorientar a nossa vida de acordo com isso. Para Lutero a Igreja é algo muito simples: “os santos crentes e os cordeirinhos que ouvem a voz de seu pastor”.

Nenhum comentário:

Veja Também:

Related Posts with Thumbnails