Agradeço a todas as visitas e comentários! Seja bem vindo!!! Que Deus abençoe a tua vida!

domingo, 30 de janeiro de 2011

Mudando o Foco

Se cada um de nós fizer um exame sincero da própria vida, considerando pensamentos, palavras e ações, não poderá deixar de concluir uma coisa: somos maus e isso é visível. Diante das escolhas que fazemos na vida, nem sempre usamos bem a liberdade que temos. Os caminhos que tomamos sempre geram uma consequência ou outra. E, essas consequências, raramente, envolvem apenas a nós mesmos. Dentre as lições que se pode tirar de nossos erros, uma é não querer repeti-los. A maior dificuldade porém, não está em nossa capacidade de aprender com os erros, mas, em admiti-los.
Deus conhece o ser humano mais do que ninguém. Em Jesus de Nazaré, Deus encarnou a humanidade. Além de nos criar, Deus experimentou o que é ser humano. E, Ele não fez isso como mera experiência ou curiosidade individual. Em Jesus, Deus está deixando claro que outro caminho é possível. Por isso a sua mensagem inclui o chamado ao arrependimento. Dentre as sete igrejas que recebem uma mensagem em Apocalipse, cinco delas são criticadas em seu comportamento e atitudes: Éfeso, Pérgamo, Tiatira, Sardes e Laodicéia. A elas é dirigido a palavra: "Arrependa-se..." Esmirna e Filadélfia, que ouvem somente elogios, recebem uma palavra de exortação (Apocalipse 2.10 e 3.11). Somente quem conhece tão intimamente a alma humana pode desnudá-la dessa forma.
Afinal, o que é arrependimento? O que significa arrepender-se? No contexto do próprio livro de Apocalipse, olhando especificamente os capítulos 9 e 16, encontraremos palavras sobre aqueles que se recusam a arrepender-se. A partir da mensagem que lemos ali, concluímos que arrepender-se significa dar honras somente a Deus, afastando-se de outros senhores diante dos quais se estava ajoelhado. Conforme Apocalipse 9.20, aqueles que se recusam "não pararam de adorar os demônios e os ídolos de ouro, prata, bronze, pedra e madeira, ídolos que não podem ver nem ouvir nem andar". Arrepender-se é, portanto, fazer como aqueles mencionados na primeira carta aos Tessalonicenses 1.9: "deixando os ídolos, vos convertestes a Deus, para servirdes o Deus vivo e verdadeiro". Arrependimento consiste em mudar o foco da nossa adoração. Aquele (ou aquilo) a quem adoramos é que define o que nos tornamos (Salmo 135. 15-18). Adorar não é cantar de olhos fechados e mãos erguidas. O 'objeto' da tua adoração não é tão facilmente identificado quando você está num culto ou templo religioso como quando você está na privacidade do seu lar, ou, dirigindo pelas ruas, na rotina do seu trabalho e negócios, nos estudos, nos seus relacionamentos... (Confira Mateus 3.8 e 7.20).

Leia mais sobre Arrependimento
:
Valores Apreciados Pelos Brasileiros
O Jesus de Cada Um
Como Um Espelho

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Como Um Espelho

Sobre as mensagens às sete igrejas do Apocalipse, uma das coisas em comum a cada igreja é a identificação do remetente. Jesus se revela de um modo peculiar para cada uma delas. E, na revelação à igreja de Éfeso, uma coisa chama atenção: "Ao anjo da igreja em Éfeso escreva: Estas são as palavras daquele que tem as sete estrelas em sua mão direita e anda entre os sete candelabros de ouro" (Apocalipse 2. 1). A partir do capítulo um, sabemos que os sete candelabros representam as sete igrejas. A maneira como ele se identifica, nos leva a concluir que o remetente é Jesus. Logo, Jesus é aquele que anda entre os candelabros. Com isso, concluímos que Jesus conhece a igreja bem como as suas obras. É por isso que Ele repete às igreja "conheço as tuas obras..."
Uma das coisas que o ser humano aprende a fazer desde criança é dissimular. Nos especializamos de tal modo que logo começamos a mentir para nós mesmos. E, como precisamos nos convencer de nossas próprias mentiras, praticamos contando-as aos outros. Muitas vezes chegamos a estar sinceramente enganados a respeito de nós mesmos. Não conseguimos mais ter uma opinião ou um conceito saudável a nosso próprio respeito. Quando isso acontece, só um relacionamento com alguém que verdadeiramente nos ama e que ainda nos enxerga como de fato somos é capaz de nos salvar. Alguém que possa dizer a verdade a nosso respeito sem bajulações ou espírito de competição. Sem puxar o saco, mas também, sem querer nos desqualificar. Alguém que nos chama à realidade e nos desafia para algo novo.
Ter um conceito falso a respeito de si mesmo pode acontecer com pessoas, grupos, empresas, países e até igrejas. Acontecia com a igreja de Laodicéia: "Você diz: Estou rico, adquiri riquezas e não preciso de nada. Não reconhece, porém, que é miserável, digno de compaixão, pobre, cego e que está nu" (Apocalipse 3.17). Somente alguém que conhece esta comunidade, que anda entre as igrejas pode conhecê-la tão bem. E, o Cristo, o cabeça da igreja, aquele que deu a sua vida por amor, possui a autoridade e o conhecimento para uma afirmação tão corajosa. Quantas vezes deixamos de dizer aos nossos amigos a verdade sobre eles por medo de perder a amizade? No entanto, quem ama de fato, corre o risco. Pois o verdadeiro amor não tolera a mentira. É por isso que as mensagens às igrejas trazem também o convite "arrependa-se..." Arrependimento implica cair em si, dar-se conta do erro, do engano, do equívoco. E, dispor-se a dar meia volta, mudar o rumo, ajeitar-se, começar de novo. Eis a oportunidade que Deus nos concede todos os dias.

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Segunda Relax



Muitas vezes podemos estar sinceramente enganados a respeito de nós mesmos. Espelho. A primeira pessoa que você costuma ver todas as manhãs é você mesmo. Infelizmente, muitos continuam assim por todo o dia... Nosso espelho costuma nos mostrar toda manhã o nosso rosto. Os amigos deveriam servir também para não nos esquecermos de quem nós somos... Cuidado. Teus espelhos podem estar opacos ou embaçados. Veja se não precisam de uma limpeza. Ou, se não está na hora de trocar. Não acredite em tudo que vê!

sábado, 22 de janeiro de 2011

Apocalipse: Uma Mensagem Para a Igreja

Um dos trechos mais conhecidos do livro de Apocalipse é conhecido como carta às sete igrejas. O número sete ocorre com frequência no livro de Apocalipse. Representa inteireza, plenitude, perfeição espiritual. A palavra hebraica para sete significa 'ser cheio', 'estar satisfeito', 'ter o suficiente'. Os capítulos 2 e 3 do livro trazem uma mensagem específica para sete diferentes comunidades: Éfeso, Esmirna, Pérgamo, Tiatira, Sardes, Filadélfia e Laodicéia. Cada comunidade é identificada pelo nome da cidade onde se encontra. Com isso, o próprio Apocalipse revela o significado dos sete candelabros ou candeeiros mencionados no primeiro capítulo "Este é o mistério das sete estrelas que você viu em minha mão direita e dos sete candelabros: as sete estrelas são os anjos das sete igrejas, e os sete candelabros são as sete igrejas"(Apocalipse 1. 20).
Ao lermos os capítulos 2 e 3 do livro de Apocalipse, costumamos dizer que são as cartas às sete igrejas. No entanto, todo o livro de Apocalipse é uma carta às igrejas da Ásia Menor onde se encontram as sete igrejas. O que acontece nos capítulos 2 e 3 é uma menção específica para cada uma daquelas comunidades. Trata-se de uma demonstração de como Deus conhece cada comunidade e como Ele se dirige especificamente a cada uma delas. No entanto, os princípios ali encontrados servem para toda e qualquer comunidade cristã, seja daquele tempo ou dos dias atuais. Afinal, de acordo com o significado do número sete na Bíblia, uma mensagem enviada às sete igrejas pode ser interpretado como sendo uma mensagem à igreja, simplesmente. Ou seja, à igreja toda, na sua plenitude. Assim, os primeiros capítulos do Apocalipse merecem a nossa atenção. Não há nada de importante nos capítulos seguintes que já não tenha sido indicado nos três primeiros capítulos.
Dentre as questões que as sete mensagens tem em comum, uma delas é a revelação do remetente. O modo de se revelar é diferente para cada igreja. Porém, fica claro que se trata do mesmo remetente. Cada auto-apresentação revela uma peculiaridade associada ao primeiro capítulo de Apocalipse. Vejamos a apresentação à igreja em Éfeso: "Ao anjo da igreja em Éfeso escreva: Estas são as palavras daquele que tem as sete estrelas em sua mão direita e anda entre os sete candelabros de ouro" (Apocalipse 2. 1. Existe uma referência ao capítulo 1, versos 12 e 16). Este padrão segue em todas as sete mensagens. Quem é, portanto, 'aquele' a quem pertencem as palavras a serem escritas e enviadas às igrejas? Quem tem toda as coisas em suas mãos? Quem é o princípio e o fim? Quem morreu e tornou a viver? Quem é o Filho de Deus? Quem é santo e verdadeiro? Quem é a testemunha fiel e verdadeira, o soberano da Criação? Quem é, portanto, o remetente da mensagem?

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

No Amor Não Existe Medo

Enquanto João escreve as palavras do livro de Apocalipse, ele está preso numa ilha conhecida como Patmos. Roma, a cidade das sete colinas, fica a oeste. As comunidades cristãs para quem João destina os seus escritos ficam na região da Ásia Menor, atual Turquia. Era uma região próspera, com grandes portos e comércio forte. Um grande centro cultural da época. O império Romano já dava sinais da sua decadência. Na época da composição do Apocalipse o imperador era Nero ou Domiciano. É mais provável que João tenha escrito o Apocalipse durante o reinado de Domiciano (entre os anos 81 ao 96).
Domiciano havia instituído o culto ao imperador. Apesar de isso não ser em si uma novidade, com Domiciano o culto ao imperador foi considerado uma lealdade ao império. Assim, procurava-se implantar um governo absoluto sobre os corpos e as almas das pessoas. Todos deveriam chamar Domiciano de 'Senhor e Deus'. Ele mesmo chamava a sua cama de o 'leito de um deus'. O palácio era o seu santuário. Foi um período de extrema violência e perseguição a todos que se negavam a adorar o imperador como Deus. Todos, além dos cristãos, filósofos, políticos e até membros da própria família que oferecessem resistência eram banidos ou mortos. Nesse caso, o que estava em jogo era a adoração. Domiciano foi o imperador que reivindicou de todas as formas aquilo que pertence somente a Deus.
O cristianismo já havia se espalhado bastante, alcançando, inclusive o círculo dos governantes. Já havia, também, se separado claramente do judaísmo. Domiciano via o cristianismo como grande ameaça contra o culto ao imperador. Os cristão se negavam a prestar culto a qualquer outra divindade. Com a perseguição, também João acabou preso na ilha de Patmos, um local para onde os prisioneiros do império eram levados. Assim, João escreve com a intenção de levar esperança e orientação a respeito do único Deus que é digno de adoração. Seus irmãos na fé, que continuam sendo mortos e torturados, recebiam a mensagem de Apocalipse com grande alegria e se fortaleciam para continuar fiéis apesar de todas as dificuldades.
O Apocalipse, portanto, não é uma mensagem de terror, medo e perplexidade. Mas, uma mensagem de esperança que visa exortar à coragem, à fé e perseverança em meio às tribulações e dificuldades que possam se abater (confira o Salmo 23). O Deus que se revela no Apocalipse não é outro que aquele revelado em Jesus Cristo nos Evangelhos. É desse Deus que João está falando. Quem confia não tem motivos para temer.

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Revelação

Você sabe qual o significado da palavra apocalipse? Significa descobrir, desvendar ou revelar. Uma ironia, considerando que apresenta poucas dicas do significado de seus símbolos. O livro da revelação é o menos desvendado da Bíblia. Apocalipse não é a mesma coisa que escatologia. O termo escatologia tem origem em duas palavras gregas (éschatos = último e logos = estudo). Portanto, teologicamente, 'o estudo das últimas coisas’.
O livro de Apocalipse foi escrito por João, o Apóstolo, filho de Zebedeu (Apocalipse 1. 1 e 4). Porém, há controvérsias. É possível que, assim como divergem alguns historiadores, a carta tenha outra autoria. Há quem acredite ter sido escrito por algum discípulo de João, ou, mesmo um outro João da época. Isso, porém, não compromete o seu conteúdo. João foi alguém que conheceu e andou com Jesus pessoalmente. Foi um dos 12 discípulos. Autor também do Evangelho de João e das 3 cartas de João no Novo Testamento.
Dos 66 livros da Bíblia, o Apocalipse se encontra no final. São 22 Capítulos e 404 versículos. Foi escrito originalmente em grego. Embora o autor não faça citações diretas do Antigo Testamento, dos 404 versículos, 278 fazem alguma referência clara. Muito mais do que qualquer outro livro do Novo Testamento. Compreende-se porque muitos especialistas afirmam que não é possível obter uma boa compreensão do Apocalipse sem estudar a Bíblia no seu conjunto. As referências ao Antigo Testamento são, principalmente, aos livros de Salmo e de Isaías.
O número sete ocorre com muita frequência no livro. Representa inteireza, ou, plenitude, perfeição espiritual. A palavra hebraica para sete vem de uma raiz que significa 'ser cheio', 'estar satisfeito', 'ter o suficiente'. O sábado é o sétimo dia; Deus fez a Criação em 7 dias; a festa de Pentecostes acontece 7 vezes 7 dias depois da Páscoa. Cada sétimo ano é sabático (descanso para a terra e libertação dos oprimidos – Levítico 25) e depois de 7 vezes 7 anos, vem o Jubileu. Não se deve perdoar 7 vezes, mas 70 vezes 7 (Mateus 18. 22).
O livro foi escrito por volta do ano 90 da era cristã. Portanto, uma época histórica em que vários livros do Novo Testamento já estavam escritos. No entanto, aqui também existem controvérsias. Há quem situe a composição do livros numa época anterior, quando Nero era imperador e os cristãos sofriam severa perseguição. A maioria dos eruditos apontam para uma data posterior, quando o imperador já era Domiciano, que também perseguiu severamente os cristãos. João foi mais um dos perseguidos, por isso, escreve enquanto está preso numa ilha conhecida como Patmos. Seu objetivo é levar uma mensagem de esperança às igrejas perseguidas da região da Ásia Menor. É com essa perspectiva que o Apocalipse deve ser lido.

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Apocalipse: mitos e verdades

Apocalipse. Armagedon. Fim do mundo. Juízo final. Anticristo. Muitas pessoas sentem calafrios só de ouvir essas palavras. Outras sentem-se fascinadas. A imaginação vai longe. Temas relacionados à possibilidade de um fim costumam gerar diferentes sensações. Vários livros já foram escritos e muitos filmes produzidos explorando o assunto. A dificuldade em discernir entre fatos históricos, conteúdo bíblico e ficção acabam gerando todo tipo de fantasia. Mas, o que é realmente possível saber a respeito de tudo isso?
Um dos filmes do gênero apocalíptico de sucesso recente é 2012 do diretor Roland Emmerich. Trata-se de uma superprodução a respeito de um cataclisma planetário de proporções épicas que se anuncia para o ano de 2012. A possibilidade de um fim e o confronto com a morte somados à grandiosidade dos efeitos especiais atraem muita gente. O misto de terror e impotência que toma conta das pessoas acaba garantindo o lucro e o sucesso de outros. No meio cristão, a série de livros Deixados Para Trás já vendeu mais 70 milhões de exemplares e foi publicada em mais de 34 idiomas. Também já foram produzidos quatro filmes baseados na obra. Portanto, a indústria do 'juízo final' rende bastante!
A ficção não é problema, desde que lido e visto como tal. Na era da informação e do entretenimento, no entanto, as mídias que unem som, imagem e movimento acabam liderando a preferência e moldando a cultura. Facilmente as pessoas tomam como verdade aquilo que veem no cinema e na televisão. Faltam oportunidades de estudo, debate e esclarecimentos em torno dos grandes temas que afligem a humanidade. Acaba-se construindo uma idéia apenas superficial e, muitas vezes confusa e incoerente sobre as coisas.
Sem a pretensão de esgotar o assunto, a Comunidade São João promoverá uma série de palestras sobre o livro de Apocalipse. Nas quintas-feiras dos dias 13, 20 e 27 de janeiro e 03 e 10 de fevereiro, sempre às 20 horas. O objetivo será apresentar uma visão panorâmica dos 13 primeiros capítulos de Apocalipse. O restante do livro será tratado numa continuação da série que ainda está sendo planejado. Em Apocalipse: mitos e verdades, apresentaremos uma introdução ao livro, curiosidades, significados, contexto da época, as sete igrejas, os sete selos, os quatro cavaleiros, as sete trombetas e os personagens que aparecem nos capítulos 12 e 13. Você terá também a possibilidade de trazer a sua dúvida através de perguntas que serão respondidas na medida do possível. A Comunidade Luterana São João fica na esquina das ruas Quinze de Novembro com a Dr. Amarante na cidade de Pelotas/RS.

Veja Também:

Related Posts with Thumbnails