Agradeço a todas as visitas e comentários! Seja bem vindo!!! Que Deus abençoe a tua vida!

terça-feira, 9 de outubro de 2007

Uma Crise Ambulante

A frustração de muitos pode estar em que optam pela metamorfose sem conseguirem a mudança mais profunda que de fato almejam


Numa antiga composição de Raul Seixas ele cantava: “Eu prefiro ser essa metamorfose ambulante / Do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo”. O primeiro significado para a palavra metamorfose é mudança de forma. É uma mudança na forma e na estrutura do corpo dos estados juvenis ou larvares de muitos animais até chegarem ao estado adulto. Mudar de forma é o desejo de muita gente: plásticas, tinturas, piercings, tatuagens, roupas, maquiagens, etc... Mas será que daí pode surgir um novo ser?

Mudar a embalagem não significa necessariamente mudar a essência. Existe outra palavra que para muita gente não é simpática: conversão. Mais utilizado no contexto religioso, converter significa mudar, transformar. Porém, mais do que mudar de opinião ou de crença, para os cristãos a conversão começa com arrependimento. Arrependimento que tem origem na palavra grega metanóia, que traduzindo significa mudança de mente. Significa ver as coisas de um novo jeito. Implica mudança de hábitos, de comportamento e de atitude. A frustração de muitos pode estar em que optam pela metamorfose sem conseguirem a mudança mais profunda que de fato almejam.

Quem é você? O apóstolo Pedro era um rude pescador, às vezes precipitado, outras um covarde temperamental. O Apóstolo Paulo era um judeu que perseguia os cristãos e consentia na morte dos mesmos. Ambos passaram pela metanóia. Jesus avisou a Pedro que ao se converter, fortalecesse os seus irmãos (Lucas 22. 32). Após negar Jesus por três vezes Pedro chora amargamente, experimentando o arrependimento numa crise que o transforma num homem corajoso capaz de enfrentar todos os perigos por Jesus Cristo. Paulo experimenta algo semelhante. Sua crise no caminho de Damasco faz de um perseguidor de cristãos o maior divulgador da fé cristã no mundo da época. Foi Paulo quem disse que “se alguém está em Cristo, é nova criação. As coisas antigas já passaram; eis que surgiram coisas novas!” (2 Coríntios 5. 17).

O que é mais importante? Continuar numa metamorfose ambulante, sem opinião, sem personalidade, de onda em onda, sujeito à ditadura da beleza, da moda e da mídia? Nenhum retoque é capaz de fazer aquilo que Deus deseja para a vida humana: uma vida com propósitos e cheia de sentido. À exemplo de Paulo não corra sem alvo e nem lute como quem esmurra o ar. Mas, prossiga para o alvo maior de nossa regeneração que é a semelhança de Cristo Jesus (1 Coríntios 9. 26 e Filipenses 3. 14). Caráter, ética e personalidade, que esses sejam frutos do nosso arrependimento. Não quero mudar só a casca. Eu prefiro ser essa crise ambulante...

Nenhum comentário:

Veja Também:

Related Posts with Thumbnails