Agradeço a todas as visitas e comentários! Seja bem vindo!!! Que Deus abençoe a tua vida!

terça-feira, 21 de abril de 2009

A Diferença

A todas as pessoas é assegurado o direito de ir e vir. Isso significa que podemos escolher livremente o lugar onde morar e trabalhar no Brasil. É claro que existem circunstancias que favorecem ou dificultam determinadas escolhas. No entanto, embora seja difícil para muitos admitir, o maior obstáculo para as mudanças está em nós mesmos. O ser humano é naturalmente resistente a mudanças. Preferimos reclamar e encontrar alguém ou alguma coisa para culpar. Porém, se o problema está em nós mesmos, a boa notícia é que boa parte da solução também está.
É comum ouvirmos pessoas falando mal da sua cidade, sonhando em ir embora, desejando viver e trabalhar em outro lugar. Eu nunca vi isso ser mais verdade do que em Pelotas. A realidade mostra que realmente muita gente vai ou deseja partir. Muitos jovens já entram na universidade sonhando em ir embora após a formatura. Muitos vão. Poucos voltam. Existe certo clima de pessimismo, descrença e saudosismo que marca a cidade. É como se aqui nada pudesse dar certo. A solução é ir embora. Existem lugares mais progressistas, modernos e com melhores oportunidades. Mas, qual seria a real diferença entre os tantos lugares onde alguém poderia viver e trabalhar? O que torna uma região menos ou mais desenvolvida?
Seja São Paulo, Curitiba ou as cidades da região serrana do Rio Grande do Sul, o recurso mais precioso disponível é o mesmo que encontramos aqui em Pelotas: seres humanos. Cada um de nós foi criado de maneira única, especial, com talentos e criatividade para inovar, criar, empreender, sonhar e realizar. Todas as tecnologias existentes foram inventadas e desenvolvidas por pessoas. Logo, a diferença entre as regiões não está tanto nos recursos naturais, no clima, na geografia ou nas empresas, e sim, nas pessoas e naquilo em que elas acreditam.
Idéias trazem conseqüências. Aquilo em que você acredita vai resultar em ações que vão moldar o seu mundo. As propostas, sugestões e intervenções que fazemos possuem uma motivação. Nasce de um modo de ver as coisas e compreendermos a realidade à nossa volta. Se acreditarmos sempre que as oportunidades estão ‘lá fora’ e que dependem dos outros ou de um clima diferente, uma geografia mais recortada, uma terra pouco explorada, uma cidade mais desenvolvida, estaremos sempre sujeitos às frustrações. Estaremos buscando o diferente para nos amoldar. Agora, se você sabe que o potencial está em você e que nos seres humanos está o maior recurso do mundo, então, irá compreender que pode fazer a diferença ali mesmo onde Deus te colocou.

Nenhum comentário:

Veja Também:

Related Posts with Thumbnails