
Suspeito que, muitas vezes, nós subestimamos o mal que há em nós mesmos. Os seres humanos não têm levado suficientemente a sério sua capacidade de ser rebelde, orgulhoso e egocêntrico. Sequer percebemos como isso nos cega e nos faz filtrar aquilo que ouvimos. Ouvimos apenas o que nos interessa. Aquilo que não nos ameaça; que massageia o ego; que confirma nossos preconceitos e nosso jeito de pensar. Ouvimos apenas aquilo que consideramos agradável aos nossos ouvidos. Nada disso é novidade. O apóstolo Paulo alertou que seria assim. Por isso, ele escreve que “virá o tempo em que não suportarão a sã doutrina; ao contrário, sentindo coceira nos ouvidos, juntarão mestres para si mesmos, segundo os seus próprios desejos. Eles se recusarão a dar ouvidos à verdade, voltando-se para os mitos” (II Tm 4. 1-5). Qual é a Palavra que Deus exorta ao povo que deveriam ouvir? Qual é a mensagem que nós deveríamos escutar? Apesar de cada vez menos as pessoas desejarem ouvir, ainda assim Paulo orienta “ouçam a Palavra do Senhor”, “Escutem a instrução de nosso Deus”, “Pregue a Palavra”.
Só a Palavra contém a mensagem de amor de Deus para o seu povo. Só a Palavra de Deus contém toda a sabedoria necessária para vivermos bem. Só essa mensagem contém o Evangelho que liberta... Só ela pode nos ajudar a compreender a essência da graça: o amor. Ao longo da história a Palavra de Deus sempre de novo foi trazida ao centro da vida comunitária da igreja. Apesar dos desvios, da tentativa de distorções e manipulação, a Palavra de Deus ressurgia para ter a autoridade sobre os ensinamentos do cristianismo. Hoje, mais uma vez a igreja vive o seu momento de crise. O relativismo trata a Palavra de Deus como apenas mais uma opção de leitura. É apenas mais um livro religioso entre tantos. O mesmo acontece no que se refere à interpretação. Assim como nos tempos do profeta Isaías Deus deve estar repugnando tanta religiosidade destituída de amor. Aprendo com o profeta que algumas coisas não mudaram tanto assim: ‘Ouçam...’ ‘Escutem...’
Um comentário:
Estive lendo Isaias esses tempos e vi que a mensagem é muito atual para os dias de hoje. Parecia que ele falava da sociedade atual! Muito interessante.
Postar um comentário