Agradeço a todas as visitas e comentários! Seja bem vindo!!! Que Deus abençoe a tua vida!

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Você Não Precisa Agradar a Deus

Assim como nós gostamos de ser agradados também sabemos agradar outros. Podem ser duas as motivações para se querer agradar alguém. Amor altruísta que deseja ver o outro realmente feliz, realizado, satisfeito. Ou, desejo egoísta que só espera algo em troca. Assim, agradamos pensando no outro ou em nós mesmos. O agradar que pensa somente em si mesmo costuma ser fruto de insegurança, baixa auto-estima, imaturidade ou complexo de rejeição. Esse lado, digamos, mais doentio que parte de uma espécie de necessidade de agradar, pode extrapolar para o aspecto religioso. Ou você nunca se preocupou em agradar a Deus?
Muitas pessoas, inclusive cristãs, estão preocupadas sobre o que devem fazer para agradar a Deus. Fazem da sua religiosidade um fardo por vezes pesado demais devido a ansiedade e o sentimento de culpa resultante dessa auto-exigência. Acreditam que coisas acontecem ou deixam de acontecer em suas vidas porque Deus não está satisfeito com elas. A idéia de um Deus que precisa ser agradado para que, assim, possa liberar favores àqueles que lhe prestam o sacrifício, remonta o paganismo. Existem vários exemplos. Na índia, celebra-se o casamento entre sapos para agradar ao Deus da chuva acreditando que, em troca, os solos receberão nuvens carregadas para regar as plantações. Os egípcios antigos faziam rituais e oferendas aos deuses. Era uma forma de conseguirem agradar aos deuses, conseguindo ajuda em suas vidas. Os Incas sacrificavam tanto animais como humanos para agradar seus deuses. Em um festival tradicional do Nepal, milhares de animais são mortos como oferendas aos deuses, enquanto o público assiste à decapitação de inúmeros búfalos e bodes para agradar ou apaziguar diferentes deuses. Também no Brasil existem as crenças em deuses ou deusas que se agradam das oferendas ou de determinadas vestes dos fiéis em dias especiais. As oferendas são os rituais compostos de frutas, alimentos, animais, carnes, bebidas, flores, louças e adereços que servem para oferecer aos deuses ou entidades a fim de agradá-los e conseguir deles algum favor.
Existe uma cena descrita no Novo Testamento que revela a alegria de Deus para com Jesus. A descrição não insinua em nenhum momento um gesto, uma oferta ou um sacrifício de Cristo naquele momento. Jesus está saindo das águas do Jordão após ser batizado e ouve a voz de Deus que diz: "Este é o meu filho amado, em quem me agrado" (Mateus 3. 17). Você já pensou sobre a alegria de Deus por simplesmente amar-te?

2 comentários:

Elias Porto Luz disse...

MUITO BOM SEUS ARTIGOS!!!SÓ QUE OS ACHEI UM TANTO PRECONCEITUOSOS E DISCRIMINADORES NO QUE DIZ RESPEITO A CULTURAS DIFERENTES,AS RELIGIÕES MILENARES,A CRENÇA E A FÉ DAS PESSOAS!!!FÉ É FÉ...É A PROVA DAS COISAS QUE NÃO SE VER...NÃO SE DISCUTE...IMPOSSÍVEL!!!VIVEMOS EM TEMPOS DE INTERAÇÃO,DE ECUMENISMO,DE RESPEITO AS CRENÇAS E AS CULTURAS DEFERENTES DA NOSSA!!! HOJE SE FALA MUITO EM "TOLERÂNCIA RELIGIOSA",EU FALO DIFERENTE,EU DIGO SEMPRE,"RESPEITO RELIGIOSO"...IMAGINA,SE EU PEÇO PRÁ ALGUÉM TOLERAR A MINHA RELIGIÃO!!! NÃO,JAMAIS! EU PEÇO E EXIJO RESPEITO.EU PEÇO QUE ME RESPEITEM E NÃO QUE ME TOLEREM...NÃO VIVEMOS MAIS NOS TEMPOS DAS CAÇAS AS BRUXAS,NEM DAS PERSEGUIÇÕES RELIGIOSAS,TUDO ISSO FICOU PRÁ TRÁS UNS 500 ANOS...MAS HOJE AINDA SE VÊ,SE OUVE,SE LÊ,PESSOAS TENTANDO AINDA,SE BEM QUE SEM SUCESSO ALGUM,DESMEREÇER,SUBESTIMAR,PERSEGUIR AS CRENÇAS ALHEIAS,AS CULTURAS,AS RELIGIÕES...DISCRIMINAR O ESPIRITISMO,AS RELIGIÕES DE MATRIZ AFRICANA,A MEDIUNIDADE,OS ÍCONES RELIGIOSOS,OS SÍMBOLOS!!! ISSO É UM GRANDE DESRESPEITO! PORQUE ATINGIR OS SANTINHOS CATÓLICOS,A MEDIUNIDADE DOS OUTROS,AS PRÁTICAS DE FÉ DAS PESSOAS??? TUDO ISSO SOB O PRETEXTO DE: A BÍBLIA DIZ,O VERSICULO TAL FALA,ETC...SE FÔSSEMOS CRITICAR MISTICISMO,CRENDIÇES,PRÁTICAS DIFERENTES,SUPERSTIÇÕES,CULTOS ESTRANHOS,ETC...TOMARÍAMOS A PRÓPRIA IGREJA EVANGÉLICA COMO MODELO HOJE...E NÃO O ESPIRITISMO E A MEDIUNIDADE,É ENTRE OS EVANGÉLICOS HOJE,GRANDE PARTE DELES,QUE ESTAMOS VENDO IGREJAS OU EMPRESAS DA FÉ,EXPLORANDO,MENTINDO,ESCRAVIZANDO,PERPETUANDO CRENDIÇES E GANHANDO DINHEIRO...UMA PEDIÇÃO DE DINHEIRO MEDONHA!!! "MILAGRES E MILAGRES",CULTOS SHOWS, VENDAS DE BENTINHOS,ÁGUAS UNGIDAS,LENÇOS,E ETC E ETC...ISSO TUDO NO MEIO CHAMADO PROTESTANTE E NÃO NO MEIO DAS CULTURAS AFRO,ESPIRITUALISTAS,ETC...O SENHOR FALA QUE NÃO EXISTE UM PROCON MEDIÚNICO!!! E SERÁ QUE NÃO DEVERÍA EXISTIR UM PROCON EVANGÉLICO??? EU DIGO SEMPRE A TODOS QUE ME CERCAM O "NÃO" A TODO O TIPO DE PRECONCEITO DE RACISMO,DE DISCRIMINAÇÃO E HOSTILIDADE A TODAS AS CRENÇAS E CULTURAS DIFERENTES...SENÃO DE CERTA FORMA,ESTAREMOS CONTRIBUINDO,TALVEZ DE FORMA SORRATEIRA E LENTA COM A VIOLÊNCIA,AS HOSTILIDADES,AS SELVAGERÍAS,QUE DE VEZ EM QDO ACONTEÇEM POR NOSSO BRASIL AFÓRA...BRASIL ESTE,QUERIDO,MARAVILHOSO,BERÇO DE TODAS AS RELIGIÕES DE DE TODAS AS CRENÇAS..."DEUS É AMOR" ...DEUS NÃO VÊ COMO VÊ O HOMEM,DEUS SIM ELE É QUE É O JUIZ,É QUEM SABE DE TODAS AS COISAS,É O CRIADOR E SENHOR DE TODAS AS COISAS,NÓS...SOMOS MEROS SERVOS A SEU SERVIÇO NA TERRA,CADA UM NA SUA,CADA UM NA SUA CULTURA,CADA UM NA SUA RELIGIÃO,CADA UM NO SEU LIVRO SAGRADO,QUER SEJA A BIBLIA OU OUTRO...CADA UM SEMEANDO O BEM,A PAZ,O AMOR,A VIDA,A FÉ...DEUS É UM SÓ E COM NOMES DIFERENTES,E ELE,NÃO TEM NEM É MEMBRO DE IGREJA NENHUMA NEM TEM RELIGIÃO NENHUMA,GRAÇAS A DEUS!!! ABRAÇOS,ELIAS, MUITA PAZ E BEM...

rodomar disse...

Obrigado pela sua visita ao meu Blog, Elias!
Que Deus nos ajude a sermos todos libertos de nossas idolatrias e a discernir entre fé e crenças.
Concordo com a maior parte daquilo que disseste!

Veja Também:

Related Posts with Thumbnails