Agradeço a todas as visitas e comentários! Seja bem vindo!!! Que Deus abençoe a tua vida!

quarta-feira, 24 de março de 2010

Deus é Fiel

Oséias foi um homem que exerceu sua atividade como profeta aproximadamente entre os anos 750 e 730 a.C. Pregava para e sobre o reino de Israel. Era um homem terno, sensível e misericordioso. Não tão severo quanto outros profetas. Tinha bastante conhecimento sobre assuntos históricos e religiosos. O seu nome, a palavra 'Oséias', significa 'libertador' ou 'salvação'.
Deus geralmente se vale do ministério dos profetas para anunciar e denunciar. Na época de Oséias o povo de Israel estava experimentando ruína, fracassos e a iminência de serem invadidos em seu reino por potências estrangeiras. O povo estava se afastando cada vez mais de Deus e adorando ídolos e deuses falsos. A vida de Oséias serve como uma espécie de parábola daquilo que estava acontecendo entre o povo e o seu Deus. Assim como o profeta sofria a traição da esposa, o povo vivia na infidelidade adorando deuses estranhos. Assim, o tema do livro de Oséias consiste basicamente em revelar a infidelidade do povo de Israel em contraste ao amor e a fidelidade de Deus.
Ao contrário que nós muitas vezes imaginamos, a relação de um povo com suas divindades influencia decisivamente tudo aquilo que representa a vida. Toda a cultura é permeada e reflete a espiritualidade de um povo. Deus, como criador original de todas as coisas representa toda a verdade, conhecimento e sabedoria. Afastar-e dessa fonte geradora de tudo é ignorar a sabedoria a respeito da vida. Logo, perdemos os referenciais, os caminhos, a orientação necessária para desfrutarmos o melhor da vida. De acordo com Oséias 4. 6 o povo estava se destruindo por falta de conhecimento. Apesar da multiplicação do número de sacerdotes, ou seja, de líderes religiosos, o pecado, a maldade e a desobediência só faziam aumentar. De nada valem as instituições, os gurus e os livros se estes não buscarem sabedoria na fonte mais pura e originaria de toda a sabedoria.
Muitas vezes a nossa desobediência e decisões arbitrárias nos levam a sofrer consequências dolorosas. O povo de Israel começava a experimentar isso e logo logo as coisas iriam piorar bastante. Sabemos que dor também ensina. As dificuldades nos permitem passar por verdadeiros processos de purificação. A mensagem que subsiste no livro de Oséias é de misericórdia, fidelidade e amor de Deus. Tudo isso apesar da infidelidade do povo. Pena que muitas vezes precisamos aprender isso da forma mais dura. Que a consciência a respeito desse insistente amor e fidelidade do Senhor nos permitam, sempre de novo, retornar aos braços do pai!

Nenhum comentário:

Veja Também:

Related Posts with Thumbnails