Agradeço a todas as visitas e comentários! Seja bem vindo!!! Que Deus abençoe a tua vida!

terça-feira, 16 de março de 2010

Você É Bem-Aventurado

A compreensão de que para obter o amor ou mesmo um favor de Deus depende do quanto consigo agradá-lo, faz com que toda a minha leitura e compreensão das Escrituras seja afetado. São poucas as pessoas que se dedicam à leitura da Bíblia e menos ainda aqueles que tiram tempo para estudá-la seriamente. Esse 'analfabetismo' bíblico permite que muitas pessoas sejam iludidas e sofram com os mercenários da fé. Embora tenhamos fácil acesso às Escrituras hoje, poucos são aqueles que se dão o trabalho de conferir se aquilo que estão ouvindo é assim mesmo. E, se alguém ainda lê, e, estiver predisposto a acreditar que precisa agradar ou oferecer sacrifícios a Deus para ser lembrado, tenderá a interpretar os Evangelhos por essas lentes.
Um texto que geralmente é interpretado de forma equivocada é o sermão da montanha de Jesus. Dos três capítulos do livro de Mateus que registram o Sermão do Monte, as Bem-Aventuranças talvez seja o texto mais conhecido: "Bem-aventurados os pobres de espírito, pois deles é o Reino dos céus. Bem-aventurados os que choram, pois serão consolados. Bem-aventurados os humildes, pois eles receberão a terra por herança. Bem-aventurados os que tem fome e sede de justiça, pois serão satisfeitos. Bem-aventurados os misericordiosos, pois obterão misericórdia. Bem-aventurados os puros de coração, pois verão a Deus. Bem-aventurados os pacificadores, pois serão chamados filhos de Deus. Bem aventurados os perseguidos por causa da justiça, pois deles é o Reino dos céus" (Mateus 5.3-10). Entre a multidão que escutava Jesus estavam homens, mulheres e crianças do povo. Pessoas simples, trabalhadores, um povo explorado pelo jugo do império romano, gente que dependia da religião instituída para obter algum acesso a Deus e alívio de consciência. Enfim, seres humanos sujeitos a todo tipo de opressão.
A nossa tendência meritocrática, a nossa compreensão de que tudo funciona na base da causa e efeito, tende a escutar as palavras de Jesus como se Ele estivesse enumerando condições. Achamos que para ser bem-aventurado, alguém precisa agora se esforçar para ser pobre em espírito, misericordioso, puro de coração, etc. Quando, na verdade, Jesus está simplesmente dizendo que é assim. Ele não está dizendo que 'se' ou 'quando' vocês alcançarem tais qualidade finalmente serão recompensados. O que Jesus está dizendo é que o Reino chegou. Por isso, os que choram são consolados, os puros de coração veem a Deus, os misericordiosos recebem misericórdia... A mensagem não visa revelar uma lista de regras ou atributos necessários que nos farão merecedores do Reino dos céus. Afinal, se fosse assim, quem seria bem-aventurado?

Nenhum comentário:

Veja Também:

Related Posts with Thumbnails