Agradeço a todas as visitas e comentários! Seja bem vindo!!! Que Deus abençoe a tua vida!

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Efatá!

Os capítulos 2 e 3 do livro de Apocalipse apresentam sete mensagens para diferentes comunidades cristãs da região da Ásia Menor. São palavras específicas para diferentes igrejas que têm, cada uma delas, as suas particularidades. No entanto, um refrão se repete para todas elas: "Aquele que tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas". O Espírito Santo de Deus fala na congregação. Mas, nem tudo que é falado no âmbito da igreja é a voz do Espírito. João já alertava sobre isso em outra carta: "Amados, não creiam em qualquer espírito, mas examinem os espíritos para ver se eles procedem de Deus, porque muitos falsos profetas têm saído pelo mundo" (I João 4.1). Jesus disse que "aquele que pertence a Deus ouve o que Deus diz" (João 8.47).
É muito fácil falar. Muitos estão falando. Existem inúmeras vozes reivindicando o tempo todo a nossa atenção. Na verdade, vivemos uma época saturada de ruídos. Sequer conseguimos mais conviver com o silêncio. A pergunta instigante aqui é: de tudo o que temos ouvido, o que realmente escutamos? Nossa vida geralmente é moldada e dirigida pelas vozes que temos escutado. O ser humano é influenciável.
O apelo de Deus no livro de Apocalipse é fruto do seu amor. Nem sempre o amor é demonstrado com palavras brandas e afáveis. O ser humano rebelde se faz de surdo para aquilo que não deseja ouvir. Essa é mais uma daquelas coisas que aprendemos já quando crianças. Quem nunca ouviu algo parecido com um 'mas porque você não me escuta, menino!?'? Como o apóstolo Paulo já chamava a atenção, preferimos escolher mestres para nós mesmos que nos afaguem a coceira dos ouvidos. E, assim, "se recusarão a dar ouvidos à verdade, voltando-se para os mitos" (2 Timóteo 4. 3, 4). Podemos alegrar-nos por ainda vivermos no tempo da graça! A mão de Deus permanece estendida! E, sua voz audível! "Por esta razão nasci e para isto vim ao mundo: para testemunhar da verdade. Todos os que são da verdade me ouvem" (João 18.37). Palavras de Jesus Cristo.
Sempre de novo precisamos do milagre realizado por Jesus com aquele surdo relatado no Evangelho de Marcos: "Jesus colocou os dedos nos ouvidos dele (...). Então voltou os olhos para os céus e, com um profundo suspiro, disse-lhe: 'Efatá!', que significa: Abra-se" (Marcos 7. 33, 34). Deus continua falando. Deixemos que Cristo abra os nossos ouvidos. Aquele que tem ouvidos ouça o que o Espírito diz...

Nenhum comentário:

Veja Também:

Related Posts with Thumbnails