Agradeço a todas as visitas e comentários! Seja bem vindo!!! Que Deus abençoe a tua vida!

quarta-feira, 6 de junho de 2012

Sobre Olhos e Coração

Quando viajo, uma das coisas que eu gosto de fazer é observar a paisagem. Sei que muitos são como eu. Campos, montanhas, rios, lagos, casas, plantações, o encontro entre céus e terra no horizonte distante... Você, leitor, que também gosta de contemplar pela janela, já deve ter percebido que esta se torna uma tarefa quase impossível de realizar enquanto dirigimos. Não dá para focar simultaneamente a estrada à nossa frente e a paisagem ao longo do caminho. Até podemos arriscar-nos e olhar de vez em quando para os lados, porém, a nossa direção torna-se insegura. Isso porque, no sentido pleno, o nosso olho consegue visualizar um objeto de cada vez. Quando dirigimos olhamos ou para o frente ou para o lado. Não dá para fazer as duas coisas ao mesmo tempo.

 Em seu sermão da montanha Jesus disse algo a respeito do olho: “Se os seus olhos forem bons, todo o seu corpo será cheio de luz. Mas se os seus olhos forem maus, todo o seu corpo será cheio de trevas. Portanto, se a luz que está dentro de você são trevas, que tremendas trevas são!” (Mateus 6:22-23). Além de “bom” ou saudável”, daria para traduzir aqui que o olho é “simples”. Não quero entrar na complexidade que a ciência pode explicar sobre o olho e como ele funciona. O que Jesus parece estar dizendo é que se o seu olhar for simples, focado numa direção, com clareza e atenção, então o seu corpo será dirigido correta e seguramente pelo olho. A caminhada torna-se reta, iluminada, clara. Um olhar dividido e que foca dois caminhos gera insegurança, pois todo o seu ser parece conduzido para o escuro. A caminhada de fé, portanto, pode tornar-se conturbada e sombria.

 Não é apenas em nosso coração que não podemos servir a dois senhores (Mateus 6:24), mas também isso acontece com os nossos olhos. Podemos deixar-nos dirigir por apenas duas perspectivas. Quem serve a Jesus Cristo e de forma autêntica procura segui-lo, sabe que não há mais lugar para nenhum competidor. Um mero coração ou, olhar dividido, já é suficiente para que o carro de nossa vida saia da estrada e se lance no precipício. Por qual perspectiva eu tenho me deixado guiar? Lembro aqui uma frase de C. S. Lewis que dizia "eu acredito no Cristianismo como acredito no brilho do sol, não simplesmente porque eu o veja, mas porque, através dele, posso ver todas as outras coisas". Sim, Jesus é redentor e isso implica que ele restaura-nos da natureza caída em pecado. Podemos sofrer ainda muitas consequências de uma criação corrompida, mas, ao seguirmos a Cristo, começamos a deixar que ele nos oriente desde o nosso jeito de olhar.

Nenhum comentário:

Veja Também:

Related Posts with Thumbnails