Agradeço a todas as visitas e comentários! Seja bem vindo!!! Que Deus abençoe a tua vida!

terça-feira, 6 de agosto de 2013

“Saiu Igualzito ao Pai”*

Saber que somos feitos à imagem e semelhança de nosso criador (Gênesis 1. 27) significa compreender muitas coisas. Sabemos que estamos ligados a uma fonte transcendente que é capaz de nos completar e dar sentido à vida. Encontramos também respostas a respeito de nossa vocação. Aos criar o ser humano, Deus esclarece que ele deveria cuidar e cultivar a terra, dar nome aos animais, crescer e reproduzir-se (Gênesis 1 e 2). Várias gerações mais tarde recebem de Deus aquilo que ficou conhecido como Os Dez Mandamentos (Êxodo 20). Dentre estes mandamentos encontramos aquele que diz: "Não farás para ti nenhum ídolo, nenhuma imagem de qualquer coisa no céu, na terra, ou nas águas debaixo da terra” (Êxodo 20. 4). Na tradição bíblica, um ídolo não era compreendido como sendo outro Deus em si. Mas, como aquilo que representava o verdadeiro Deus na terra. O ídolo era simbólico. Não vendo Deus, sentindo a falta de uma presença de Deus, o povo criava uma imagem para este Deus. Portanto, é isso que Deus está dizendo para o povo não fazer!

O problema é que o povo, na ânsia de ter uma manifestação local, um Deus visível, concreto, presente, logo procura retratar este Deus. Por exemplo, durante a peregrinação do povo de Israel pelo deserto rumo à Canaã, Moisés era o líder e, para o povo, o porta voz, a representação de Deus. Quando Moisés demora-se no monte, o povo resolve criar outra imagem de Deus para si (Êxodo 32). É quando decidem criar o seu bezerro de ouro. O problema em criar imagens representativas de Deus é que atribuímos a essa imagem características da nossa humanidade. E, logo nos esquecemos do verdadeiro Deus e passamos a adorar a sua imagem. O resultado é que se adora um ídolo que não representa de fato quem Deus é. Por que, então, Deus diz que não devemos criar ídolos ou imagens de Deus? Ora, se um filho cresce com a tendência de tornar-se parecido, tanto fisicamente quanto em personalidade, com os seus pais, lembremo-nos de que a imagem de Deus na terra já existe. Quem foi criado à imagem e semelhança de Deus?

Toda imagem que fizermos será não apenas algo menor e mais limitado que Deus, mas, também mais limitado que nós mesmos. Sem falar que me ponho no lugar de Deus ao querer eu mesmo criar algo à imagem e semelhança dele. Tudo o que eu vou conseguir será reproduzir algo que se parece mais comigo do que com Deus. Tudo isto faz parecer ridículo qualquer crença num objeto, num imagem de escultura, ou qualquer outra coisa que elegemos para adorar. É ainda mais sério quando voltamos à questão da semelhança: com quem nos tornamos mais parecidos ao longo da vida? O salmista diz que os ídolos são feitos por mãos humanas. E, tornamo-nos como eles ao fazê-los e confiar neles (Salmos 115. 1-8). Tornar-se parecido com algo menor do que aquilo para o qual fomos criados é desumanizar-se! A desumanização é fruto de nossa idolatria!


________________________________
 * Enquanto escrevia este texto lembrei desta frase que está nesta música que é muito conhecida aqui no Rio Grande do Sul: Guri - Os Serranos. Na internet é possível encontrar diversas outras versões e regravações com muitos outros intérpretes.

Nenhum comentário:

Veja Também:

Related Posts with Thumbnails