Agradeço a todas as visitas e comentários! Seja bem vindo!!! Que Deus abençoe a tua vida!

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2019

Discipulado Não é Para Relutantes

Estamos tratando sobre três possíveis perfis de candidatos ao discipulado com Jesus Cristo. Além do voluntário e do legalista, sobre os quais escrevemos nos textos anteriores, há ainda um terceiro personagem no relato do Evangelho de Lucas 9. 57-62. Este, ao que parece, ouvindo a conversa anterior de Jesus com os outros dois, entra com muita boa vontade e se dirige a Jesus, dizendo: “Vou seguir-te, Senhor, mas deixa-me primeiro voltar e me despedir da minha família” (Lucas 9.61).

Estamos diante de uma espécie de combinação entre os dois personagens anteriores. Este se prontifica. Ele quer, mas, já embute uma justificativa na sua fala. Ele quer... mais ou menos...! Poderíamos chamar este de seguidor relutante. Ele, assim como o legalista, tem uma boa desculpa para procrastinar. Mas, trata-se apenas de um ato de cortesia. Não é que ele deseja ficar até o final da vida com os pais. Quer apenas se despedir. Que mal pode haver nisso!? Ele quer apenas deixar as coisas em ordem. Encaminhar os negócios primeiro. No máximo terminar aquele empreendimento que, afinal de contas, não poderia ser deixado pela metade. Talvez tivesse alguma propriedade que precisaria vender!

Em todos os três casos, chama a atenção que a resposta de Jesus é bastante dura! O que isso revela? Uma coisa muito simples: nenhum deles estava sendo realmente sincero diante de Jesus. Se houvesse sinceridade a reação de Jesus seria outra. Não temos como saber ao certo! O hesitante ou relutante se caracteriza por colocar suas próprias condições. 'Eu te sigo, desde que...' O relutante acha que pode impor condições, ele procura apresentar a sua própria programação de como as coisas deveriam ser. Ele impõe critérios que possam justificar as coisas à luz da razão e da ética. Ele deseja estabelecer o tempo e a agenda.

Muitas vezes eu também sou assim. Seria mais fácil ser um discípulo de Jesus se eu pudesse manter o controle de certas coisas. Cabe a reflexão: Você tem conseguido deixar Jesus tomar conta de tudo? Entregou a ele sua agenda? Sua carteira? Seu tempo (relógio)? Suas relações (celular, WhatsApp, família)? Seus negócios (trabalho, empreendimentos)? O que te prende? O que ainda te deixa dividido, relutante, indeciso?

O Discípulo não olha para trás
Qual é a resposta de Jesus ao relutante? “Ninguém que põe a mão no arado e olha para trás é apto para o Reino de Deus” (Lucas 9.62). Pegou? Então agarra firme e vamos em frente! Nas antigas tecnologias de arado, se o lavrador se distraísse ou ficasse olhando para trás, seria impossível fazer um trabalho decente e manter uma linha reta. O discipulado implica um compromisso radical, decidido, sem vacilar... Há apenas um único Senhor e o foco agora é ele e somente ele. Discipulado é relacionamento com Jesus!

O que nós temos colocado entre o chamado de Cristo e a nossa obediência incondicional? O que tem me atrapalhado?

Nenhum comentário:

Veja Também:

Related Posts with Thumbnails