Agradeço a todas as visitas e comentários! Seja bem vindo!!! Que Deus abençoe a tua vida!

segunda-feira, 14 de janeiro de 2008

A Igreja e as igrejas

As nossas boas obras, tudo aquilo de belo e bom que fizermos, vão mostrar de quem nós somos filhos e não nos tornar filhos

É preciso cuidado ao criticar a Igreja. Afinal, qual igreja é criticável? Só Deus consegue discernir a verdadeira Igreja. Nós vemos apenas as instituições humanas. Essas são falhas, pecadoras, imperfeitas, não passam de tentativas. As instituições humanas podem ser cooptadas, compradas e corrompidas. Podem servir de trampolim para aproveitadores inescrupulosos em busca de dinheiro e poder.
No Salmo 103. 10, lemos que “Deus não nos trata conforme os nossos pecados nem nos retribui conforme as nossas iniqüidades”. Você consegue perceber e compreender toda a dimensão libertadora desse versículo? Muitas pessoas, inclusive cristãs, ainda acreditam que Deus castiga; que se algo está dando errado é porque Deus está se vingando; muitos acham que Deus só abençoa os bonzinhos ou certinhos; que para conseguir alguma coisa de Deus precisamos oferecer algo em troca: algum sacrifício, uma oração, ir à igreja, ler a Bíblia, fazer boas obras, amar o próximo, etc... Criamos uma igreja de toma lá dá cá porque nós somos assim!
O povo brasileiro é supersticioso, místico, sincrético, religioso. Os aproveitadores da fé sabem se utilizar disso muito bem! ‘Tenha fé que Deus abençoa’. ‘Faça o pacto que você recebe’. ‘Se não receber é porque a sua fé é fraca!’ Ou seja, tudo depende de você e de como você ‘pratica’ a sua fé. Esse tipo de relacionamento de conveniência gera vários equívocos. Distantes de um relacionamento verdadeiro com Deus, pessoas cheias de cobiça e ganância erguem templos e impérios eclesiásticos a fim de explorar o povo. Falta compreensão quanto à amplitude do amor e graça abundantes de Deus.
“Deus não nos trata conforme os nossos pecados nem nos retribui conforme as nossas iniqüidades”. Em Mateus 5. 45, Jesus deixa claro que Deus “faz raiar o seu sol sobre maus e bons e derrama chuva sobre justos e injustos”. As nossas boas obras, tudo aquilo de belo e bom que fizermos, vão mostrar de quem nós somos filhos e não nos tornar filhos. A Bíblia está permeada da graça de Deus. Mesmo assim, insistimos em não enxergar isso. Insistimos em viver e praticar uma outra escritura sagrada.
Somente quando compreendermos a graça com a qual Cristo nos alcançou, estaremos livres para agir em graça e amor também para com o próximo. Até lá, continuaremos como cristãos sem graça enchendo igrejas sem graça. Existem as igrejas e existe a Igreja. Uma edificada por mãos e intenções humanas e aquela edificada por Cristo. Não existe Igreja sem seres humanos. Só não deixe que a caricatura da Igreja de Jesus Cristo afaste você do Senhor da Igreja.

Nenhum comentário:

Veja Também:

Related Posts with Thumbnails