Agradeço a todas as visitas e comentários! Seja bem vindo!!! Que Deus abençoe a tua vida!

quarta-feira, 20 de maio de 2009

Só Posso Ser Eu Mesmo

A Bíblia é um livro fascinante. Ela conta a história de personagens bem humanos, assim com eu e você. Não encontramos na Bíblia histórias de super heróis, mas, pessoas vulneráveis, comuns, sujeitos aos erros e equívocos que um verdadeiro ser humano comete com freqüência. Os primeiros personagens humanos apresentados pelas Escrituras são Adão e Eva. Trata-se de um casal. Um povo que vai aparecendo como alvo do amor de Deus. O relato diz que Deus decidiu criar o ser humano. Não somos um acidente da natureza. Somos fruto da criatividade, da iniciativa, da decisão deliberada de Deus. O Gênesis relata assim a decisão de Deus: “Então disse Deus: ‘Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança’”. Logo depois, vem a criação da mulher: “Então o SENHOR Deus declarou: ‘Não é bom que o homem esteja só; farei para ele alguém que o auxilie e lhe corresponda’”.
Viviam num jardim. A vida era boa. Havia tarefas a desempenhar. Cultivavam a terra, davam nomes aos animais, guardavam a criação. Ao final do dia Deus vinha prosear com eles. Caminhavam pelo jardim desfrutando da beleza da criação. Tudo ia bem. Não havia sentimento de culpa, exploração, degradação ambiental, brigas, violência, nada disso. Reinava a harmonia, beleza, amizade, convivência, vida plena. Deus compartilhava da sua liberdade com o ser humano. Não havia dissimulações, tentativas de manipulação, vaidades, inveja, ciúmes ou qualquer tipo de disputa. Os relacionamentos eram abertos, francos e prazerosos. Adão e Eva aguardavam ansiosos todos os dias pelo cair da tarde quando Deus vinha visitá-los. Enquanto isso, eles mesmos se deleitavam com a presença um do outro e nas atividades que tinham para exercer.
Mas, falamos que os relatos sobre a vida humana na Bíblia revelam suas mazelas, erros, e maldades. O que aconteceu? Ao olharmos em volta, assistirmos os noticiários, refletirmos sobre a nossa própria vida, é de se perguntar: onde está a harmonia, o amor, a vida plena, a paz que tanto desejamos? Por que tudo que é bom, justo e nobre parece tão difícil de praticar? Bom, se continuarmos lendo a Bíblia, nós veremos que as coisas começaram a dar errado quando o desejo por independência, a auto-suficiência, a sede por poder ganhou força no coração humano. Ninguém é igual a ninguém. A harmonia não estava em que tudo ou todos eram iguais. Mas, exatamente no ser diferente que se complementa. A harmonia começou a se quebrar exatamente quando o homem quis assumir o papel que não lhe cabe. Privo o mundo da minha presença quando desejo ser outro. E, crio uma disputa ao lutar por um espaço que já está ocupado. Vivemos o tempo todo as consequências dessa inadequação.

Nenhum comentário:

Veja Também:

Related Posts with Thumbnails