Agradeço a todas as visitas e comentários! Seja bem vindo!!! Que Deus abençoe a tua vida!

segunda-feira, 8 de junho de 2009

O Sofrimento

Se a palavra sofrimento já é algo que poucas pessoas gostam de ouvir quando se trata apenas de falar sobre o assunto, imaginem ter que passar por isso de verdade? Confesso que sou uma pessoa que fica totalmente paralisada, sem palavras, um pateta diante do sofrimento alheio. Não sei direito o que fazer ou dizer. Aprendi que o melhor mesmo é não falar muito. Um dos maiores medos da minha vida com certeza é ter que sofrer. Embora, talvez, eu esteja disposto a ter que ser eu mesmo a sofrer do que ter que acompanhar alguma pessoa querida tendo que passar por isso. Só não sei se isso é altruísmo ou ainda mais egoísmo da minha parte! Penso que por mais que eu compreenda e saiba explanar sobre dor e sofrimento, se um dia eu cair numa cama ou me encontrar na mais desesperadora situação de sofrimento, nenhuma dessas palavras me servirão de consolo.
Depois de uma longa viagem pelos Estados Unidos, o teólogo e pastor alemão Helmut Thielicke foi inquirido sobre o maior defeito que observara entre os cristãos norte-americanos. Ele respondeu: - Eles têm opinião inadequada sobre o sofrimento. Fico imaginando, qual seria a opinião dos cristãos brasileiros sobre sofrimento? O que nós pensamos sobre isso? Não é difícil encontrarmos campanhas com o slogan “Pare de Sofrer” que também já ganhou site na internet e virou título de livro. Não gostamos de sofrer. O sofrimento mostra que algo está errado. Existe algum problema que precisa ser resolvido. No entanto, encontramos também autores que veem o lado positivo da dor e do sofrimento.
A Bíblia é um livro que não foge do assunto. Mas, a Bíblia não é um livro que apresenta o sofrimento como uma conseqüência da falta de fé do ser humano. Ela também não apresenta o sofrimento apenas como conseqüência de pecados secretos ou de maldição na vida das pessoas. A Bíblia e Jesus Cristo, em lugar algum, negaram o sofrimento dizendo que ser cristão é parar de sofrer. Jesus disse aos seus discípulos: “Se alguém quiser acompanhar-me, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me” (Mateus 16. 24). Negar-se a si mesmo e tomar a cruz implica em que? A cruz era um dos piores meios de tortura e morte que existia na época de Jesus. É terrível. E, o próprio Cristo passou por ela. Nem mesmo Jesus foi poupado, evitou ou fugiu do sofrimento. E, esse sofrimento e morte de Cristo constituem um dos maiores mistérios das Sagradas Escrituras. Muitos há que não compreendem as razões da morte e ressurreição de Cristo. Seria porque nós mesmos temos tanta dificuldade com o sofrimento!?

4 comentários:

William Campos da Cruz disse...

Por uma questão de honestidade, aviso: reproduzi um texto seu no blogue da minha igreja. A referência está dada, lá no pé do post. Mandou bem! Muit bem, aliás!

Abraço,

William Campos da Cruz disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
William Campos da Cruz disse...

Isso qu dá colar sem olhar. Tinha outra coisa copiada já. Agora, sim: http://metodistavilarica.wordpress.com/

Rodomar Ramlow disse...

Obrigado Willian!
Qual é o Blog da tua igreja?
Abraço.

Veja Também:

Related Posts with Thumbnails