Se a palavra sofrimento já é algo que poucas pessoas gostam de ouvir quando se trata apenas de falar sobre o assunto, imaginem ter que passar por isso de verdade? Confesso que sou uma pessoa que fica totalmente paralisada, sem palavras, um pateta diante do sofrimento alheio. Não sei direito o que fazer ou dizer. Aprendi que o melhor mesmo é não falar muito. Um dos maiores medos da minha vida com certeza é ter que sofrer. Embora, talvez, eu esteja disposto a ter que ser eu mesmo a sofrer do que ter que acompanhar alguma pessoa querida tendo que passar por isso. Só não sei se isso é altruísmo ou ainda mais egoísmo da minha parte! Penso que por mais que eu compreenda e saiba explanar sobre dor e sofrimento, se um dia eu cair numa cama ou me encontrar na mais desesperadora situação de sofrimento, nenhuma dessas palavras me servirão de consolo.
Depois de uma longa viagem pelos Estados Unidos, o teólogo e pastor alemão Helmut Thielicke foi inquirido sobre o maior defeito que observara entre os cristãos norte-americanos. Ele respondeu: - Eles têm opinião inadequada sobre o sofrimento. Fico imaginando, qual seria a opinião dos cristãos brasileiros sobre sofrimento? O que nós pensamos sobre isso? Não é difícil encontrarmos campanhas com o slogan “Pare de Sofrer” que também já ganhou site na internet e virou título de livro. Não gostamos de sofrer. O sofrimento mostra que algo está errado. Existe algum problema que precisa ser resolvido. No entanto, encontramos também autores que veem o lado positivo da dor e do sofrimento.
A Bíblia é um livro que não foge do assunto. Mas, a Bíblia não é um livro que apresenta o sofrimento como uma conseqüência da falta de fé do ser humano. Ela também não apresenta o sofrimento apenas como conseqüência de pecados secretos ou de maldição na vida das pessoas. A Bíblia e Jesus Cristo, em lugar algum, negaram o sofrimento dizendo que ser cristão é parar de sofrer. Jesus disse aos seus discípulos: “Se alguém quiser acompanhar-me, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me” (Mateus 16. 24). Negar-se a si mesmo e tomar a cruz implica em que? A cruz era um dos piores meios de tortura e morte que existia na época de Jesus. É terrível. E, o próprio Cristo passou por ela. Nem mesmo Jesus foi poupado, evitou ou fugiu do sofrimento. E, esse sofrimento e morte de Cristo constituem um dos maiores mistérios das Sagradas Escrituras. Muitos há que não compreendem as razões da morte e ressurreição de Cristo. Seria porque nós mesmos temos tanta dificuldade com o sofrimento!?
4 comentários:
Por uma questão de honestidade, aviso: reproduzi um texto seu no blogue da minha igreja. A referência está dada, lá no pé do post. Mandou bem! Muit bem, aliás!
Abraço,
Isso qu dá colar sem olhar. Tinha outra coisa copiada já. Agora, sim: http://metodistavilarica.wordpress.com/
Obrigado Willian!
Qual é o Blog da tua igreja?
Abraço.
Postar um comentário