Agradeço a todas as visitas e comentários! Seja bem vindo!!! Que Deus abençoe a tua vida!

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Venham, Vamos Refletir Juntos

Uma tendência em muitas igrejas brasileiras é o crescente uso de ritos, objetos e alusões ao Antigo Testamento Bíblico. Não há dúvidas de que se trata de texto importante na compreensão do cristianismo e sem ele ficaríamos limitados no entendimento do propósito de Deus para a humanidade. O problema, no entanto, começa quando textos são interpretados para legitimar uma série de equívocos de forma proposital. O mercado religioso tem se inspirado no Antigo Testamento para criar imagens, rituais, fetiches, amuletos, campanhas, sacrifícios, fórmulas e todo tipo de produto que sirva para manter girando a roda do consumo religioso. Assim como se faz a escolha pelo Antigo em detrimento do Novo Testamento, também continua a seleção de livros, textos e versículos de acordo com a conveniência quando se utiliza, principalmente, os profetas e a lei de Moisés.
A Bíblia não é um livro para ser lido de maneira irresponsável. Não se trata tampouco de um livro de regras, mandamentos ou fonte de inspiração dos marqueteiros da fé. É claro que qualquer pessoa pode utilizar seu texto a bel prazer (e muitos o tem feito) para manipular a boa fé do povo menos informado. Por isso, Martinho Lutero já lutou no século XVI para que as Escrituras fossem traduzidas para a linguagem comum do povo e estivesse ao alcance de todos. Consequentemente, o movimento da Reforma contribuiu para o desenvolvimento da educação e de toda civilização ocidental, uma vez que para o povo ter acesso à Bíblia precisariam antes saber ler. Ainda hoje a igreja protestante mantêm instituições de ensino em todo o mundo prezando a educação. O acesso às Escrituras deve ser democrático, porém responsável.
Eis parte de um texto do Antigo Testamento que pode nos inspirar positivamente diante das aberrações religiosas dos nossos dias: “’Para que me oferecem tantos sacrifícios?’, pergunta o SENHOR. ‘Para mim, chega de holocaustos de carneiros e da gordura de novilhos gordos. Não tenho nenhum prazer no sangue de novilhos, de cordeiros e de bodes! Quando vocês vêm à minha presença, quem lhes pediu que pusessem os pés em meus átrios? Parem de trazer ofertas inúteis! O incenso de vocês é repugnante para mim. Luas novas, sábados e reuniões! Não consigo suportar suas assembléias cheias de iniqüidade. Suas festas da lua nova e suas festas fixas, eu as odeio. Tornaram-se um fardo para mim; não as suporto mais! Quando vocês estenderem as mãos em oração, esconderei de vocês os meus olhos; mesmo que multipliquem as suas orações, não as escutarei! As suas mãos estão cheias de sangue! Lavem-se! Limpem-se! Removam suas más obras para longe da minha vista! Parem de fazer o mal, aprendam a fazer o bem! Busquem a justiça, acabem com a opressão. Lutem pelos direitos do órfão, defendam a causa da viúva. Venham, vamos refletir juntos’, diz o SENHOR” (Isaías 1. 11-18).

Um comentário:

Alex Malta Raposo disse...

Querido irmão,

Por motivos funcionais, o blog “Vivendo o Verdadeiro Evangelho” passou a se chamar “Evangelho da Graça”. Da mesma forma, o endereço www.vivendooevangelho.blogspot.com agora ficou www.alexmaltta.blogspot.com

A primeira mudança se deve ao título um tanto extenso, difícil de ser inserido nos blogs amigos na forma de blogroll.

A segunda ocorreu em virtude da dificuldade que muitos amigos, irmãos e conhecidos do Sul da Bahia demonstraram para encontrar o endereço correto. Utilizando o meu nome fica muito mais fácil.

De qualquer forma, nada muda em termos de proposta. Viver o verdadeiro Evangelho é viver o Evangelho da Graça. Um Evangelho destituído de invencionices, legalismos e teologias alienígenas. Um Evangelho construído pelo compromisso com a Palavra de Deus, mas, também, pelo Seu favor imerecido.

Aviso também que o blog já dispõe de um banner. Se o irmão quiser ajudar a divulgação da minha página, ficaria muito, muito grato.

Alguns blogs, inclusive, já estão contemplados (ou como banners ou como blogolls ou ainda como links). Se o blog do irmão não estiver na relação é só enviar um email para mim. alexmaltta@gmail.com.

Que o Senhor continue abençoando a todos nós.

Veja Também:

Related Posts with Thumbnails