Agradeço a todas as visitas e comentários! Seja bem vindo!!! Que Deus abençoe a tua vida!

terça-feira, 10 de setembro de 2013

Será que essa ilusão é a nossa herança

Champignon e Claudia Campos
Fiz essa canção pra dizer algumas coisas. Cuidado com o destino. Ele brinca com as pessoas. Tipo uma foto com sorriso inocente. Mas a vida tinha um plano e separou a gente” (Meu Novo Mundo - Charlie Brown Jr.). São diversas as composições e canções da banda Charlie Brown Jr. que podemos encontrar compartilhadas na internet. Uma banda marcada pelo sucesso, especialmente com o público jovem. Mais recentemente marcada também por tragédias. Assim como o vocalista Chorão, agora outro músico da banda foi encontrado morto em seu apartamento. O primeiro morreu por overdose. Champignon cometeu suicídio utilizando-se de uma pistola. Entre março e maio de 2013 ele perdera duas pessoas próximas, além de Chorão, também o guitarrista Peu Sousa com quem trabalhara. O guitarrista foi encontrado morto em sua casa em Salvador. Sobre as duas mortes Champignon teria dito algo como: “Os dois perderam a fé. Quando perdem a fé, perdem a vontade de viver”.

É sempre muito difícil falar sobre as tragédias na vida humana. Podemos facilmente julgar e agir com insensibilidade. Teríamos o direito de especular sobre os dilemas existenciais na vida de quem resolve, de repente, tirar a própria vida? Champignon havia se casado há poucos meses, sua esposa está grávida de cinco meses e eles tinham acabado de chegar do restaurante onde jantaram juntos. Assim que entraram em casa, ele vai para o quarto e tudo que sua esposa escuta é um estampido, um tiro de pistola. Uma overdose, um salto, um tiro, uma corda... Enfim, consumado. Quais seriam os sinais de uma trajetória suicida que certamente começa bem antes do momento fatídico?

Nenhuma bela frase dita no esforço de compreender tais atitudes drásticas ameniza a dor de quem fica. Não resta apenas um mundo frio e inerte, mas, corações quentes, amorosos e que além da saudade podem sentir-se culpados. O que eu fiz de errado? O que eu poderia ter feito para ajudar? Eu falhei em alguma coisa? A carreira bem sucedida, uma bela mulher, a expectativa de ser pai novamente, nada disso foi suficientemente significativo para impedir que Champignon encerrasse prematuramente a sua vida. Enquanto alguém pode imaginar que até mesmo deixar de viver pode ser algo a que uma pessoa tem direito, fica a dúvida quanto às implicações disso para com aqueles que compartilhavam com ele a vida. É justo pedir simplesmente compreensão? Não sei.

A música certamente fala fundo aos corações. “...a vida cobra muito sério e você não vai fugir. Não pode se esconder e não deve se iludir. Somos herdeiros da evolução. Mas se o mundo é tão desumano. Será que essa ilusão é a nossa herança. Não somos problemas sem solução. Mas se o mundo é tão desumano. Será que essa ilusão é a nossa herança” (Ninguém Entende Você - Charlie Brown Jr.).

Nenhum comentário:

Veja Também:

Related Posts with Thumbnails