Vivemos uma época onde é bom aquilo que dá dinheiro. Essa é uma marca do secularismo. Essa cosmovisão está também muito presente na igreja. Por exemplo, a teologia da prosperidade. Essa idéia permeia tudo: desde as artes até a realização no trabalho.
A igreja deve afirmar a dignidade humana: tanto do homem quanto da mulher. Outra coisa quebrada pela cosmovisão cristã é a síndrome de fatalismo (Gabriela). A cosmovisão cristã entende que o homem é cooperador na criação. Recebemos um mandato cultural de Deus.
O melhor profissional é aquele que cumpriu melhor o mandato cultural de exercer domínio (Gn 1. 26). Os cristãos deveriam ser aqueles que melhor estão exercendo o mandato cultural. Infelizmente, essa não é a realidade. Não tem como trabalhar desenvolvimento comunitário sem entender o mandato cultural. Deus não é só redentor, Ele é também Criador.
Deus chama o homem para participar do processo (Gn 2. 19). Ele confere ao ser humano autoridade sobre a Sua criação. Porém, o homem precisa compreender isso, que ele é co-gestor com Deus. O ser humano é co-cooperador com Deus: “e o nome que o homem desse acada ser vivo, esse seria o seu nome”. Cabe a nós a iniciativa, a participação, a responsabilidade para com a Criação. Como nós temos desempenhado o mandato cultural para nó?
Obediência é ouvir com atenção. Deus não nos fez robozinhos. Não são os astros ou os espíritos que determinam as coisas. Deus deu autoridade sobre o planeta Terra ao homem. O demônio entra quando o homem permite. A história não é algo que acontece a mim. A história é algo que eu construo... que eu posso fazer acontecer.
A história caminha para algum lugar avançando em direção ao Reino de Deus. No secularismo se crê que a vida é essa aqui e que após a morte acabou. No animismo a crença é de que a história é cíclica (reencarnação).
Você faz a história! Jr 5. 1: Deus procura homens e mulheres para mudar a história das cidades. E, Deus usa para isso os ‘pequeninos’ (Ec 9. 14 – 16). Eu sou um agente de transformação. Deus pode me usar.
A mente controla a matéria (Hb 11. 3). Aquilo que estava na mente de Deus formou o mundo visível e material. O invisível determina o visível. A nossa cosmovisão vai determinar as comunidades onde vivemos. Se eu quero mudar a realidade é preciso ir além da sopa e mudar a crença (a mente, a cosmovisão).
Como eu posso conhecer a vontade de Deus?
· Discernimento
· Testemunho do Espírito Santo
· Palavra
· Conselhos piedosos (pessoas sábias)
· Paz de Cristo
· Dons e talentos naturais
Idéias têm conseqüências. Construímos nossas sociedades baseadas nos deuses que cultuamos. As sociedades refletem o caráter do seu deus.
A diferença entre fatalismo e fé. A fé cristã nasce da inconformidade (Rm 12. 2). Metanóia = Mudança de men
AVAD = trabalho – adoração. Trabalho construtivo, criativo... (trabalho para a glória a Deus).
Após o pecado – EVED = Castigo – Tortura.
Ética cristã do trabalho – John Wesley: “Trabalhar o máximo que puder, economize o máximo que puder, dê o máximo que puder!” I Co 10. 31. Não haverá uma transformação na comunidade sem uma ética cristã do trabalho.
Se a igreja falhar em discipular a nação, a nação discípula a igreja.
A Ética do Desenvolvimento. Desenvolvimento por discipulado. Qual é o impacto da cosmovisão no desenvolvimento?
Por que vocês querem fazer um trabalho de desenvolvimento comunitário? A minha prática ministerial revela uma crença.
Idéias têm conseqüências. As idéias viajam por todo o globo terrestre, de uma área a outra. As idéias também passam para futuras gerações. Idéias se difundem para dentro das culturas através de classes de pessoas.
Deveria ser e é assim com o Evangelho. Mas, existe hoje muita igreja, muitas almas salvas e pouco reino. Não basta um crescimento horizontal da igreja. A igreja brasileira precisa penetrar mais verticularmente na cultura do país.
Todo avivamento na história gerou uma Universidade. Todo avivamento gera transformação social. O Evangelho mexe com todas as estruturas da sociedade.
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