A noite o Maurício concluiu o assunto sobre Cosmovisão Cristã. A Mente Controla a Matéria (Hb 11. 3).
Existe hoje uma cultura predominante no mundo. A cultura americana se evidencia no capitalismo, na língua, na cultura (filmes, música). Na época do NT a cultura dominante era a grega. O dualismo grego diz que a matéria é má e o que é etéreo é sagrado (bom). A cultura grega separa o espiritual e o físico. Com a chegada do cristianismo ouve uma fusão entre elementos do cristianismo e a cultura grega. Sofremos as conseqüências da cultura grega até hoje. Nessa dicotomia Deus se relaciona com aquilo que tem a ver com o sagrado. Deus não penetra o cotidiano chamado de secular. Essa compreensão limita o poder, a soberania e a atuação de Deus no mundo. Daí nasce o gnosticismo evangélico. Infelizmente, boa parte da igreja limitou a sua ação ao esconder-se e fugir dos grandes desafios da sociedade. Com isso ela perdeu a batalha pela cultura, pelas artes, pela transformação da sociedade. O resultado foi uma igreja preocupada apenas em povoar o céu.
Coram Deo = Diante de Deus. Uma das ênfases da reforma é que Deus governa sobre todas as áreas da vida e não apenas sobre aquilo que achamos pertencer ao plano espiritual. “Não há um só centímetro, em todos os domínios da nossa vida humana, sobre o qual Cristo, o Senhor de tudo, não clame: É Meu!!!” (Abraham Kuyper).
Missão Integral não é evangelismo mais ação social. Missão Integral não é evangelismo mais ação política. Missão Integral é redenção de todas as coisas! É a aplicação das verdades de Deus em todas as esferas da vida.
A influencia dicotômica gera uma igreja alienada. Santificação na igreja onde se almeja o céu e fora da igreja o mundo que caminha para a morte. Por outro lado, pode gerar também o ‘cristão’ totalmente comprometido com o mundo de modo que ele se torna indistinguível. Alguém que não faz diferença nenhuma.
A igreja que vive em equilíbrio deve ser uma igreja fomentadora de vocações.
Conclusão: A fé define como o ser humano vê o mundo. Toda religião fornece uma lente para interpretarmos o mundo.
“Não há religião que não seja uma cosmologia ao mesmo tempo que uma especulação sobre o Divino. Se a filosofia e as ciências nasceram da religião, é que a própria religião começou por fazer as vezes de ciência e de filosofia. Mas o que foi menos notado é que ela não se limitou a enriquecer com um certo número de idéias um espírito humano previamente formado; também contribui para formar esse espírito ... Os homens devem a ela ... A forma segundo qual os conhecimentos são elaborados”. (Émile Durkheim - “As formas elementares da vida religiosa” Martins Fontes – XV).
Toda a religião fornece uma lente para interpretarmos o mundo.
O Cristianismo histórico: Interpretação TOTAL da realidade a partir da revelação de Deus.
1. Escrituras: Oferecem um escopo integral não dualista para a formação de uma cosmovisão cristã.
2. Cosmovisão Cristã: Visão total do mundo e da vida, tanto descritiva quanto prescritivamente, a partir dos princípios revelados por Deus nas Escrituras.
Desafio para a igreja brasileira: Pensar o cristianismo como sistema interpretativo de toda a realidade e como aplicar a cosmovisão cristã em todas as áreas da sociedade brasileira.
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