Agradeço a todas as visitas e comentários! Seja bem vindo!!! Que Deus abençoe a tua vida!

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

A Porta de Wittenberg



















No século XVI não existia internet, muito menos sites e blogs. Na verdade, Gutenberg tinha acabado de inventar a imprensa de tipos móveis no século anterior. A partir daí a publicação de livros em maior escala e a um preço menor mudou para sempre a estrutura da sociedade. Com a queda de até 400 vezes no preço dos livros, a vida intelectual não era mais domínio da igreja e da corte. A alfabetização tornou-se uma necessidade da vida urbana. Um grande número de escritores, músicos, políticos, religiosos, cientistas, médicos e exploradores puderam transmitir seus conhecimentos e sua inspiração.
Foi no século XVI que um monge se incomodou com vários erros na igreja e lutou por reformas. A igreja (católica) era a guardiã da cultura ocidental. Durante a época medieval conquistou riquezas e autoridade sem precedentes. Além dos poderes políticos, o papa também detinha o poder maior – as chaves para o paraíso e o inferno. Um poder garantido, principalmente, porque a igreja detinha a informação, principalmente da interpretação da Bíblia Sagrada. Desiludido com a rigidez e controles da igreja, o monge Martinho Lutero começou a estudar profundamente as Escrituras e ousou questionar o sistema vigente. Seu profundo desejo por perdão levou Lutero a estudar a Bíblia onde compreendeu que o justo viverá por fé (Romanos 1. 17). Essa nova visão da graça levou Lutero a questionar especialmente a interpretação e o controle que a igreja tinha das Escrituras.
Uma das questões que mais incomodaram Lutero foi a venda das indulgências. Quem comprava uma indulgência das mãos de John Tetzel, adquiria a liberdade das conseqüências temporais e mesmo eternas do pecado. Foi então que Martinho Lutero decidiu que era hora de um debate maior em torno das questões. Escreveu suas 95 teses e no dia 31 de outubro de 1517 fixou-as na porta da Catedral de Wittenberg na Alemanha. Essa era a forma de expor os temas e iniciar uma discussão. Não se sabe quem, mas imediatamente alguém conseguiu uma cópia e as teses foram traduzidas do latim para o alemão e publicadas sendo distribuídas por todo país. Em um mês as teses de Lutero já circulavam por toda a Europa. Começava aí mais uma revolução para mudar a história. Numa época em que as informações eram dominadas e manipuladas por uma só instituição, uma porta e uma imprensa serviram de instrumentos para a reforma. A porta de Wittenberg foi o blog de Lutero para publicar suas idéias. Daí para frente, ninguém mais podia controlar a disseminação do texto e os debates gerados. Até hoje, nenhum blog gerou tantos comentários!

Um comentário:

anderson disse...

Muito bom e esclarecedor este texto que mostra uma ação de Lutero que mudou a história.

Veja Também:

Related Posts with Thumbnails