Agradeço a todas as visitas e comentários! Seja bem vindo!!! Que Deus abençoe a tua vida!

sexta-feira, 7 de maio de 2010

Quem Disse Que Trabalho É Castigo?

A nossa compreensão sobre as coisas é determinante na maneira como lidamos com elas e, consequentemente, no estilo de vida que levamos. Se eu aprendo algo e acredito realmente que agir de acordo com isso vai ser bom pra mim e para as demais pessoas, vou me esforçar para viver de acordo. Por isso, é importante rever constantemente as nossas crenças, nossos conceitos e verdades. Um equívoco que geralmente ouvimos expresso em frases prontas diz respeito ao trabalho. É comum ouvirmos expressões como "vou para a guerra”, “segunda-feira é dia de ir à luta”, “sustento minha família com o suor do meu rosto”, "tenho que matar um leão por dia". A maioria das pessoas encara o trabalho como um castigo. E, isso se deve, em boa medida, a uma compreensão distorcida do relato da criação e queda no livro de Gênesis.
A Bíblia, quando lida seletivamente, dependendo do critério adotado, pode levar a compreensões distorcidas e que não condizem com a realidade. Se procurarmos uma compreensão do trabalho apenas a partir do terceiro capítulo de Gênesis nos depararemos com a passagem que diz: "com o suor do seu rosto você comerá o seu pão..." (Genesis 3. 19). Muitos podem, assim, interpretar que devido ao pecado original, agora, o ser humano terá que trabalhar se quiser comer. Como se antes disso, não houvesse qualquer atividade para se ocupar. Fico imaginando, se isso fosse verdade, o quanto a vida seria monótona e vazia! Uma leitura mais integral do texto, no entanto, revela que não é bem assim. Se olharmos para o curto relato de um mundo sem o pecado, em Genesis 1 e 2, veremos que existe muito com o que se envolver.
vejamos: “Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança. Domine ele sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu, sobre os grandes animais de toda a terra e sobre todos os pequenos animais que se movem rente ao chão” (...). “Sejam férteis e multipliquem-se! Encham e subjuguem a terra (sujeitai-a)! Dominem sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu e sobre todos os animais que se movem pela terra” (Genesis 1. 26 e 28). “Eis que lhes dou todas as plantas que nascem em toda a terra e produzem sementes, e todas as árvores que dão frutos com sementes. Elas servirão de alimento para vocês. E dou todos os vegetais como alimento a tudo o que tem em si fôlego de vida: a todos os grandes animais da terra, a todas as aves do céu e a todas as criaturas que se movem rente ao chão” (Genesis 1. 29, 30). “O SENHOR Deus colocou o homem no jardim do Éden para cuidar dele e cultivá-lo” (...).“Depois que formou da terra todos os animais do campo e todas as aves do céu, o SENHOR Deus os trouxe ao homem para ver como este lhes chamaria; e o nome que o homem desse a cada ser vivo, esse seria o seu nome. Assim o homem deu nomes a todos os rebanhos domésticos, às aves do céu e a todos os animais selvagens” (Genesis 2. 15, 19 e 20). Identifique os verbos que pressupõem atitudes que se espera do ser humano. Seria o trabalho realmente um castigo por causa do pecado?

Se você gostou desse texto, leia também:
Um Início Harmonioso
A 'Quebra'
Sem Descanso no Dia de Descanso
A Ordem da Criação

Nenhum comentário:

Veja Também:

Related Posts with Thumbnails