Agradeço a todas as visitas e comentários! Seja bem vindo!!! Que Deus abençoe a tua vida!

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Humildade Cristã

Quando falamos de humildade cristã isso quer dizer que nós temos um exemplo a quem seguimos. O apóstolo Paulo aborda o tema da humildade em sua carta aos Filipenses. Após apontar algumas virtudes dignas de serem seguidas e atitudes a serem evitadas, Paulo orienta: “Seja a atitude de vocês a mesma de Cristo Jesus...” O cristão jamais está desamparado neste mundo. Ele sempre poderá contar com Jesus Cristo, inclusive como exemplo e padrão de vida. O propósito de Deus é que a cada dia nos tornemos mais parecidos com Jesus Cristo.
Qual foi essa atitude de Cristo a que Paulo se refere? É claro que em muitas coisas Jesus é incomparável e único. Tem muitas coisas que nós jamais seremos como ele. Mas, em que então devemos aprender e imitar o Mestre Jesus? Na humildade sacrificial e no amor ao próximo. Jesus demonstrou sentimentos e atitudes que são exemplo de vida para nós. São referenciais que devemos tomar para as nossas vidas. O que Jesus fez? Quais os exemplos da vida de Cristo que o texto aos Filipenses revela? Ele, Jesus, “embora sendo Deus, não considerou que o ser igual a Deus era algo a que devia apegar-se; mas esvaziou-se a si mesmo, vindo a ser servo, tornando-se semelhante aos homens. E, sendo encontrado em forma humana, humilhou-se a si mesmo e foi obediente até a morte, e morte de cruz!” (Filipenses 2. 6-8).
Ora, se Jesus sendo Deus decidiu não apegar-se a isso para achar que era muita coisa, quem somos nós para ‘nos acharmos’!? Se Jesus não se apegou ao fato de ser O Filho Unigênito, santo – sem pecado – de Deus, por que nós nos apegamos tão facilmente a todo tipo de ‘coisinhas’!? Se o Filho de Deus veio para servir e doar a própria vida na cruz pela humanidade, porque nós achamos que precisamos ser servidos e viver com todo conforto? Se Jesus foi capaz de humilhar-se até sofrer uma das piores mortes que pode existir, morte de cruz, o que nos faz pensar que temos direitos e privilégios sobre os outros neste mundo? Se Jesus, sendo Deus, optou pelo duro caminho da obediência e submissão, o que nos leva a acreditar que existe outro caminho que seja melhor? Por isso, “seja a atitude de vocês a mesma de Cristo Jesus...”
Após sua entrada triunfal em Jerusalém, o Senhor ensina: “Digo-lhes verdadeiramente que, se o grão de trigo não cair na terra e não morrer, continuará ele só. Mas se morrer, dará muito fruto. Aquele que ama a sua vida, a perderá; ao passo que aquele que odeia a sua vida neste mundo, a conservará para a vida eterna. Quem me serve precisa seguir-me; e, onde estou, o meu servo também estará. Aquele que me serve, meu Pai o honrará” (João 12. 24-26).

Nenhum comentário:

Veja Também:

Related Posts with Thumbnails