Agradeço a todas as visitas e comentários! Seja bem vindo!!! Que Deus abençoe a tua vida!

domingo, 7 de novembro de 2010

Humildade...

Se uma xícara estiver cheia como colocar mais alguma coisa dentro dela? Se o grão não cair na terra e não morrer, como dará muito fruto? Além do fruto do Espírito e da unidade existe uma outra característica que distingue o cristão nesse mundo: humildade. Mas, o que é humildade? Vem do Latim "humus" que significa "filhos da terra". A humildade consiste em avaliar-se da maneira que corresponde à realidade. É a virtude que dá o sentimento exato da nossa fraqueza, respeito, pobreza, reverência e submissão. A humildade não é depreciação de si mesmo, não é ignorância com relação ao que somos, mas ao contrário, é o conhecimento exato do que não somos. Humildade é modéstia; é o reconhecimento. É dizer "muito obrigado" a Deus. É aceitar suas qualidades e forças, reconhecendo que elas não lhe pertencem; foram concedidas a você por Deus para um propósito mais elevado que o de apenas satisfazer suas próprias necessidades. Humildade é estar consciente do seu lugar; é reconhecer o quão pequeno você é e, assim, entender quão grande pode se tornar.
Na carta aos Filipenses Paulo exorta: “Nada façam por ambição egoísta ou por vaidade”. O que isso significa? Egoísmo e vaidade são contrários à humildade. Basta nos examinarmos honestamente para detectarmos o quanto somos egoístas e vaidosos. Quem pensa em levar vantagem em tudo, quem pensa só em si mesmo, quem acha que só as suas opiniões estão certas, quem acha que não tem mais nada a aprender, quem se vê melhor do que os outros não sabe o que é ser humilde... O orgulhoso e o vaidoso são cheios de si: ‘Eu me basto!’ Não pensa no outro. Ele usa o outro para atingir os seus objetivos. Não se constrói relacionamentos quando eu quero apenas usar as pessoas.
Quais são os exemplos que tenho seguido? O que nós temos buscado para as nossas vidas? A nossa fé tem nos levado na direção do outro ou nos afasta das pessoas? Sou eu uma xícara cheia ou ainda consigo me esvaziar para poder deixar-me encher de algo melhor? Nas bem-aventuranças Jesus declara: “Bem-aventurados os humildes, pois eles receberão a terra por herança” (Mt 5. 5). Como não poderia deixar de ser, Paulo aponta a direção certa: “Seja a atitude de vocês a mesma de Cristo Jesus...” (Filipenses 2. 5). Jesus é o alvo, o exemplo, aquele que ensina.
Uma xícara repleta não pode receber mais nada. Alguém cheio de si não poderá se deixar encher por algo maior e melhor. Se você deseja ir além de si mesmo experimente esvaziar-se para dar lugar ao Espírito Santo de Deus. Seja a sua atitude a mesma de Cristo Jesus.

Um comentário:

Sensatez disse...

Paz,
maravilhosa mensagem,como a humildade é uma qualidade rara hoje em dia,mesmo sendo cristãos falhamos terrivelmente,é necessário se auto examinar diariamente para nos corrigir.
Precisamos de Jesus dia a dia,ser humilde é uma ausência completa de orgulho...é ser naturalmente simples e naturalmente imitador de Cristo literalmente.
Deus o abençoe ricamente,Paz!!

Veja Também:

Related Posts with Thumbnails