Agradeço a todas as visitas e comentários! Seja bem vindo!!! Que Deus abençoe a tua vida!

terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

A Revelação Natural de Deus

Muitos criticam o judaísmo e mesmo o cristianismo de arrogância. Afinal, estes começam a sua história dizendo-se “escolhidos” por Deus. A arrogância dos judeus estaria em se dizer povo escolhido. Quanto aos cristãos, em crerem na exclusividade de Jesus como o caminho para a salvação. Este é um problema que não se resolve sem uma busca por compreender os meios da graça empregados por Deus. Se não fosse o povo judeu, teria que ser algum outro. Os judeus creem que Deus buscou revelar-se a todos os povos, mas, nenhum aceitou. Mesmo assim, basta uma leitura atenta ao Antigo testamento na Bíblia para percebermos que a graça e amor de Deus também se estenderam sobre pessoas de fora do judaísmo. Quanto aos cristãos, estes creem e ensinam que a salvação é para o mundo todo (João 3.16).

O Apóstolo Paulo ensina em uma de suas cartas que todas as pessoas do mundo têm diante de si a revelação de Deus. A própria criação de Deus o revela, pois “desde a criação do mundo os atributos invisíveis de Deus, seu eterno poder e sua natureza divina, têm sido vistos claramente, sendo compreendidos por meio das coisas criadas” (Romanos 1. 20). E, isso, completa o autor, nos torna indesculpáveis. Por quê? “Porque, tendo conhecido a Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe renderam graças, mas os seus pensamentos tornaram-se fúteis e os seus corações insensatos se obscureceram. Dizendo-se sábios, tornaram-se loucos e trocaram a glória do Deus imortal por imagens feitas segundo a semelhança do homem mortal” (Romanos 1.21-23). Quando nos vemos diante de Deus, o adoramos ou o rejeitamos. Rejeitá-lo significa eleger em nosso coração outra coisa para adorar. E, trocar a verdade de Deus pela mentira, adorando e servindo coisas e seres criados, em lugar do Criador (Romanos 1. 25) é idolatria.

Temos, portanto, antes da revelação especial de Deus nas Escrituras e em Jesus Cristo, uma revelação natural. Ao nos deslumbrarmos diante das belezas e encantos do universo criado, estamos recebendo os vislumbres de Deus. Quando Deus escolhe se revelar mais de perto, Ele o faz dentro da história, numa determinada cultura, para um povo específico. Com isso Ele está demonstrando que a Criação é o nosso lugar e não algum outro nível plasmático num mundo além e improvável. Logo, algum povo teria que ser escolhido para receber e comunicar a revelação especial. Por causa do pecado, perdemos a sabedoria e a capacidade de discernimento para muitas coisas. E, embora a nossa consciência nos alerte em vários momentos, em sua graça Deus quis nos revelar a sua Lei Moral de modo claro. Assim, recebemos os Dez Mandamentos (Êxodo 20). E, em Jesus, o próprio Deus se dá a conhecer com todo seu amor e graça.

Nenhum comentário:

Veja Também:

Related Posts with Thumbnails