Agradeço a todas as visitas e comentários! Seja bem vindo!!! Que Deus abençoe a tua vida!

quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

A Vontade de Deus

Um dilema na vida de todo cristão piedoso é a busca sincera por viver segundo a vontade de Deus. Como já dissemos, não porque Deus estabelece leis arbitrárias para punir depois quem não as segue. Mas, por uma questão de temor, reverencia e sabedoria. Se Deus existe e é o criador de todas as coisas, nada mais sensato do que buscar proceder segundo os seus desígnios. O dilema do cristão já foi expresso muito bem pelo Apóstolo Paulo: “decido fazer o bem, mas de fato não o faço. Decido não fazer o mal, mas acabo fazendo, de um modo ou de outro” (Romanos 7. 18-19). Portanto, simplesmente saber o que é certo ainda não é garantia de que conseguiremos agir de acordo. Antes, porém, de entramos nessa questão e qual seria a saída, vamos nos deter um pouco mais no ponto anterior: como saber o que é certo e o que é errado.

Esta é uma resposta que obviamente só encontraremos também naquele que criou todas as coisas. Sem Deus não teremos nenhum padrão de moralidade para discernir o certo e o errado. As Leis naturais são parte da vontade de Deus e estabelecidas para o bom funcionamento do Universo. Se você estiver no alto de um prédio muito alto e de repente decidir descer de lá, terá algumas opções para fazer isso: 1) Utilizar as escadas; 2) Utilizar o elevador; 3) Ir até a janela e saltar lá de cima. Qual destas opções estaria mais de acordo com a vontade de Deus? Por tratar-se de uma questão radical que envolve vida ou morte, estupidez ou bom senso, parece muito simples para qualquer pessoa agir de acordo com a vontade de Deus aqui. E, como sabemos que a vontade de Deus consiste em utilizar o elevador ou as escadas e não simplesmente se lançar pela janela? Poderíamos dizer simplesmente que Deus é o criador da Lei da Gravidade e obedecê-la é no mínimo um ato de prudência. Mas, poderíamos acrescentar ainda que é contrário à vontade de Deus que tiremos a própria vida. De onde deduzimos essa última lei?

Assim como existem as leis chamadas naturais, temos também leis morais. Estas foram reveladas por Deus nos Dez mandamentos (Êxodo 20). É por isso que sabemos que existe o certo e o errado. Os mandamentos nos apresentam leis que são igualmente universais. “Não Matarás” não é uma lei específica dada para um determinado indivíduo numa certa época e lugar. Mas, é uma norma para todas as pessoas em todas as épocas e em todos os lugares. É esta lei de Deus que nos ajuda a discernir entre o bem e o mal. Ela nos é revelada pelas Escrituras, mas, também pode ser discernida no mundo e nas culturas em geral. Como seres criados à imagem e semelhança de Deus nós possuímos uma consciência moral que já demonstramos desde muito jovens. Lá no íntimo todos temos alguma consciência do certo e do errado. Estamos cientes do fato de que aqui entramos num terreno delicado e controverso. Acreditamos, no entanto, que não podemos fugir a esta reflexão.

Nenhum comentário:

Veja Também:

Related Posts with Thumbnails