Agradeço a todas as visitas e comentários! Seja bem vindo!!! Que Deus abençoe a tua vida!

quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

A Direção Que Damos Para As Coisas

O ser humano é livre para fazer escolhas. Isto fica claro desde o princípio quando Deus diz que havia uma árvore no jardim da qual não se deveria comer. Somente um ser humano capaz de discernir as coisas poderia receber tal orientação. É o mesmo ser humano que hoje constrói pontes e projeta aviões porque sabe que, diferente dos pássaros, não é capaz de voar. É este ser humano criativo e cultural que é capaz de discernir as coisas e descobrir as leis de Deus na Criação. Ele pode interagir com a realidade de modo a promover a vida ou a morte: "Coma livremente de qualquer árvore do jardim, mas não coma da árvore do conhecimento do bem e do mal, porque no dia em que dela comer, certamente você morrerá" (Gênesis 2.16-17). Ter um Deus como fundamento de todas as coisas é admitir que existe um modo como as coisas realmente são. Que uma maça cairá até atingir o chão assim que se desprende da macieira pode ser observado em todas as épocas e em todos os lugares do planeta.

Dizer que Deus criou todas as coisas significa que a gravidade existe por sua vontade. Deus quis que as coisas fossem assim. Quando Sir Isaac Newton observava o mundo natural à sua volta é que de repente perguntou a si mesmo: ”Por que essa maçã sempre desce perpendicularmente até o solo?” E assim Newton elaborou a fórmula que representa a lei da gravitação universal. Ele não criou a lei da gravidade, mas, percebeu que ela está aí. A partir dos estudos de pessoas como Johannes Kepler e Isaac Newton a humanidade foi enriquecida com um conhecimento que antes não possuía. Saber como os planetas giram ao redor do sol e como os corpos se atraem mutuamente não estava entre as maiores preocupações dos autores dos relatos bíblicos originais. Mas, estava no ser humano criado à imagem e semelhança de Deus o potencial de explorar e descobrir essas coisas. E, geralmente, ao descobrir como as coisas funcionam na criação, o ser humano pode subjugar esta realidade de modo a tirar proveito, seja para bem, seja para mal.

Uma pessoa que procurou enfrentar o desafio de não poder voar e a lei da gravidade foi o brasileiro Santos-Dumont. Para voar ele precisou conhecer bem como funciona outra lei. A aerodinâmica está relacionada à dinâmica dos corpos que se movem dentro de fluidos como o ar. Assim, a construção do primeiro avião foi possível mediante o conhecimento e estudo dos princípios da aerodinâmica. Se hoje podemos voar é graças à engenhosidade humana que continua a fazer uso do seu potencial criativo herdado de Deus. Permanece também a liberdade sobre como queremos utilizar nosso arbítrio. Os mesmos aviões que levam pessoas pelo mundo encurtando distâncias e salvando vidas são utilizados em guerras para atirar bombas. Conta-se que santos-Dumont ficou muito mal e depressivo ao ver sua criação sendo utilizada para fins bélicos. Foi pouco depois de ver aviões atacando o Campo de Marte em São Paulo durante a Revolução Constitucionalista de 1932 que o aviador cometeu suicídio.

Nenhum comentário:

Veja Também:

Related Posts with Thumbnails