Agradeço a todas as visitas e comentários! Seja bem vindo!!! Que Deus abençoe a tua vida!

quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Nem Deuses, Nem Animais

Uma questão básica do cristianismo é que Deus existe e Ele é o criador de todas as coisas. Uma confusão frequente quanto a isso ocorre quando tanto cristãos quanto incrédulos sobre este ponto argumentam como se a Bíblia fosse um livro científico. Não podemos nos esquecer que a Bíblia foi escrita muitos séculos antes da nossa ciência moderna. Portanto, ela não registra questões científicas, mas, revela a ação de Deus na história. Os autores bíblicos não estavam muito preocupados em como as coisas acontecem. Eles apenas registravam os acontecimentos de acordo com o que testemunhavam.

 Todo o potencial criativo do ser humano, sua inteligência e capacidade de interagir com a criação já faziam parte dos propósitos de Deus. Os seres humanos foram criados segundo a imagem de Deus de modo que refletimos a sua natureza. O relato de Gênesis deixa claro que nós somos responsáveis pela criação de Deus (Gênesis 1.26-30). É nossa a responsabilidade de cuidar dos animais e das plantas. Fomos criados também de modo que cultivemos o solo e mantenhamos todas as coisas em ordem (Gênesis 2. 15).

Recebemos, assim, a capacidade de desenvolver a cultura em geral e de nos multiplicarmos sobre a terra. Ainda, fomos criados com a capacidade de escolha, de discernir o certo do errado, com a liberdade de viver segundo a ordem estabelecida por Deus para a criação. Liberdade que permite até nos rebelarmos contra o criador (Gênesis 2. 16-17). Um verso significativo no relato da criação nós encontramos no final do primeiro capítulo de Gênesis: “Deus olhou para todas as coisas que havia feito; tudo era tão bom; tudo era ótimo!” Isso porque Deus criou todas as coisas de modo perfeito para o desenvolvimento da vida em sua plenitude. Deus não criou um sistema arbitrário de coisas. Existem leis regendo o universo de modo que tudo coopera para que possamos existir. Basta uma releitura dos primeiros capítulos de Gênesis para perceber o cuidado de Deus com cada detalhe. Também o livro dos Salmos revela a soberania e o domínio de Deus sobre todas as coisas criadas. O sábio autor de Provérbios reconhecia que “por sua sabedoria o Senhor lançou os alicerces da terra, por seu entendimento fixou no lugar os céus; por seu conhecimento as fontes profundas se rompem, e as nuvens gotejam o orvalho” (Provérbios 3.19-20).

O que significa tudo isso para o ser humano inteligente, criativo e instigador? Temos diante de nós uma bela criação onde viver e desenvolver cultura para preencher a nossa vida de sentido e prazer. Não somos máquinas impessoais pré-programadas. Somos seres humanos criados para nos relacionarmos com Deus, com outros seres humanos e com a criação. O que esquecemos muitas vezes, no entanto, é que não somos deuses, mas humanos. E, por isso, sofremos e geramos sofrimento a outros. Se admitimos um Deus criador na origem de todas as coisas, quais são as implicações desse fundamento para as nossas vidas?

Nenhum comentário:

Veja Também:

Related Posts with Thumbnails