Agradeço a todas as visitas e comentários! Seja bem vindo!!! Que Deus abençoe a tua vida!

quarta-feira, 30 de junho de 2010

À Sua Imagem e Semelhança

“Criou Deus o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou” (Gênesis 1. 27). O que significa para nós humanos sermos criados como Deus, ou seja, parecidos com o criador? O que em nós reflete essa imagem e semelhança de Deus? A singularidade humana se revela em dois momentos após a criação: primeiro, de toda a criação de Deus, o ser humano é o único com o qual Ele se comunica. Deus procura estabelecer relacionamento conosco. Segundo, é confiado à humanidade a administração e o cultivo de toda a criação. O que nos torna diferentes? Em que somos parecidos com Deus? Por que temos condições para ‘dominar’ esse mundo (Gn 1. 28)? Seria maior força física? Somos fisicamente maiores do que os outros animais? Seríamos mais belos e cativantes? Mais ágeis? Poderes mágicos? Não. Imagem e semelhança de Deus é mais e melhor do que tudo isso. O autor John Stott diz que significa ser agraciado com a capacidade para pensar, escolher, criar, amar e adorar.
1. Nossa racionalidade autoconsciente. Levantamos dúvidas e questionamentos. Podemos olhar para dentro de nós mesmos e nos avaliar, somos autocríticos. Podemos gerar novos pensamentos propondo reflexões sobre a vida e outras questões que julgamos importantes.
2. Capacidade de fazer opções morais. Podemos discernir entre o certo e o errado. Por isso Deus pôde dizer ao primeiro casal humano de quais árvores os frutos eram bons e comestíveis e de qual não se deveria comer. Deus os criou perfeitamente capazes de discernir e escolher.
3. Somos dotados de uma impressionante criatividade artística. Basta olhar a volta para constatarmos quantas coisas o ser humano já criou. Deus é criador. Sermos criados à imagem e semelhança de Deus nos dá o desejo e a capacidade de sermos também criadores.
4. A capacidade para amar. Deus é amor. E, a nossa capacidade de amar é um reflexo da nossa semelhança com Ele. Nos relacionamentos é que desfrutamos uma vida plena. O ser humano não foi criado para viver só (Gênesis 2. 18). A integridade humana está em viver numa relação com Deus e com o próximo.
5. Possuímos consciência de que existe algo mais, um ser supremo, uma realidade que está além. Todos vivem em busca desse ser supremo. Sem Deus estamos perdidos, a vida não faz sentido. A nossa maior nobreza está em nossa capacidade de conhecer a Deus, de nos relacionarmos pessoalmente com Ele, de amá-Lo, de adorá-Lo. Seremos verdadeiramente humanos somente quando nos dobrarmos diante do nosso criador.
Ao refletirmos na originalidade e perfeição da criação nós nos aprofundamos na espiritualidade cristã. E, logo perceberemos que esta reflexão precisa considerar a cruz.

Um comentário:

Anônimo disse...

TODO CONHECIMENTO É VÁLIDO DIANTE DE UM SER SUPREMO, DIGNO DE TODA HONRA E GLORIA. DEUS É FIEM E O TEXTO TRANSMITE PARA NOS A REALIDADE DE UM PAI AQUI NA TERNA PERANTE SEUS FILHOS.
SÉRVULO. 12-08-2013

Veja Também:

Related Posts with Thumbnails