Agradeço a todas as visitas e comentários! Seja bem vindo!!! Que Deus abençoe a tua vida!

sexta-feira, 25 de junho de 2010

O Ferido que Cura

Disse Jesus: “Um homem descia de Jerusalém para Jericó, quando caiu nas mãos de assaltantes. Estes lhe tiraram as roupas, espancaram-no e se foram, deixando-o quase morto. Aconteceu estar descendo pela mesma estrada um sacerdote. Quando viu o homem, passou pelo outro lado. E assim também um levita; quando chegou ao lugar e o viu, passou pelo outro lado. Mas um samaritano, estando de viagem, chegou onde se encontrava o homem e, quando o viu, teve piedade dele. Aproximou-se, enfaixou-lhe as feridas, derramando nelas vinho e óleo. Depois colocou-o sobre o seu próprio animal, levou-o para uma hospedaria e cuidou dele. No dia seguinte, deu dois denários ao hospedeiro e lhe disse: ‘Cuide dele. Quando eu voltar lhe pagarei todas as despesas que você tiver’
Essa parábola contada por Jesus revela alguns personagens. Quem são eles? Um homem: Um anônimo. O nome dele não aparece. Sequer é dito a sua origem, nacionalidade, parentesco, raça, cor, nada... Uma pessoa. Importante notar o detalhe de que o homem descia de Jerusalém para Jericó. Assim, os ouvintes da época logo deduziriam pelo menos que se tratava de um judeu; O sacerdote: Um líder religioso. Alguém que servia no templo. Alguém entendido em religião e leis judaicas; O levita: Alguém que servia no culto do templo. Alguém que auxiliava como ‘leigo’ nas atividades do templo; O samaritano: Os samaritanos eram desprezados pelos judeus. Ninguém jamais esperaria algo bom vindo de Samaria. Para os judeus os samaritanos eram estrangeiros, pagãos e impuros. Os judeus, por exemplo, jamais aceitariam sequer tomar água numa vasilha que já tivesse sido usada por um samaritano. Trata-se de alguém fora do contexto religioso judaico.
Quem seriam essas pessoas em nossa realidade hoje? Como Jesus contaria essa mesma parábola utilizando personagens modernos? Quem seria o homem assaltado no caminho? Poderia ser você, eu...!? Poderia ser alguém da sua família, da sua casa, dos seus parentes, da sua comunidade (igreja), da sua rua, do seu bairro...!? Quem seria o sacerdote que procura passar o mais longe possível do moribundo a beira do caminho? Um líder religioso dos nossos dias. Um pastor, um missionário, um padre, um professor de teologia...!? Quem seria o levita que também passa de largo e não oferece ajuda? Um presidente de paróquia ou de comunidade, outro alguém do presbitério, um líder do louvor, um professor de Escola Bíblica, o regente do coral, um professor de classe de Adolescentes, o líder do grupo de jovens...!? E o samaritano, quem seria? Quem nós discriminamos? De quem temos dificuldades em esperar algo de bom? Sendo alguém discriminado e desprezado o samaritano aparece como o ferido que cura. Alguém que sabe muito bem o que é ser rejeitado, desprezado, ignorado. Com qual destes personagens você se identifica?

Leia Também:
Ajudando Com Sabedoria
O Caminho da Justiça
O Amor de Deus

Nenhum comentário:

Veja Também:

Related Posts with Thumbnails